Segurança em tempo de Covid-19 é mais uma “bandeira” nas praias de Faro

Bandeiras Azuis e de Praia Acessível foram hasteadas em Faro

 

 

Faro voltou a hastear hoje bandeiras azuis e de Praia Acessível e, mesmo em tempo de Covid-19, há «todas as condições para que as pessoas estejam na praia em segurança e dela usufruam com a família e com amigos, sem excessos».

A garantia, em jeito de convite, é dada ao Sul Informação por Rogério bacalhau, presidente da Câmara de Faro, que foi o anfitrião da cerimónia oficial do hastear da Bandeira Azul em todas as zonas balneares do concelho e de Praia Acessível na Ilha de Faro, que teve lugar hoje, quinta-feira.

A sessão contou com representantes de diversas entidades, desde a Autoridade Marítima à ARS Algarve, passando por organismos ligados à área do ambiente, mas também com os habituais curiosos.

Um cenário semelhante a outros anos, não fossem as máscaras de proteção usadas por todos os que se juntaram à cerimónia, mesmo os curiosos em fato de banho.

 

 

Sinais dos tempos que, neste caso, são um bom sinal, para Rogério Bacalhau.

«Desde que as pessoas cumpram as regras da Direção Geral de Saúde, acho que podem ter toda a confiança para vir à praia. Estamos todos alerta e a criar as condições de segurança necessárias», assegurou.

Na Praia de Faro, a única do concelho acessível a pé ou de carro, a Câmara definiu corredores «para que as pessoas possam circular em segurança».

«Temos uma praia muito extensa. Obviamente que esta zona perto da ponte é a que tem a maior afluência, porque as pessoas chegam de carro ou de autocarro e ficam aqui. Mas temos dois quilómetros de Praia servidos por estrada e muito mais além disso», ilustrou.

«Há espaço suficiente para toda a gente vir para a praia e ficar em segurança, mantendo o espaçamento físico. Temos todas as condições para que as pessoas cá venham», disse ao Sul Informação o edil farense.

No entanto, há «um cuidado especial» que quem usar as praias do concelho deve ter. «As pessoas devem ter mais cuidado no acesso aos bares, usar máscara, evitar contacto físico e ter a atenção de levar os produtos consigo e resguardar-se para os consumir».

 

 

Para ajudar a manter os banhistas seguros, há uma nova sinalética, as bandeiras triangulares que podem ser verdes, amarelas ou vermelhas e indicam a lotação da praia.

Em Faro, onde todas as praias podem acolher mais de 1500 banhistas e onde há a zona balnear com maior capacidade de carga, a Ilha de Faro, que pode acolher 12.600 banhistas em simultâneo, não se adivinham problemas.

«Desde o início da época balnear que tem estado hasteada a bandeira verde, porque nós não temos atingido sequer um terço da ocupação da praia», revelou ao nosso jornal Rogério Bacalhau.

 

 

Já as bandeiras azuis, voltaram a adejar em todas as zonas balneares do concelho.

«Não é o primeiro ano que isso acontece. Temos vindo a fazer um esforço grande para criar as melhores condições nas nossas praias. Temos 17 quilómetros de praias espetaculares, na Deserta, na Ilha da Culatra, mas também aqui, na Praia de Faro», explicou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Faro.

Isso também se deve à «forte aposta» feita pela autarquia nas zonas balneares do concelho. Na Praia de Faro «há novos lava-pés e as casas de banho foram requalificadas».

«Mas também temos trabalhado com as associações, na Culatra e no Farol, para criar condições de conforto para as pessoas, nomeadamente em termos de casa de banho e de duches», concluiu Rogério Bacalhau.

 

Fotos: Bárbara Caetano|Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub