Secundária de Loulé acolhe primeiro curso de Técnico de Eletrónica Médica do Algarve

Para responder à crescente importância do setor da saúde no concelho

Os alunos da Escola Secundária de Loulé terão a oportunidade de seguir uma nova carreira profissional, no próximo ano letivo, com a abertura do curso de formação de Técnicos de Eletrónica Médica.

No seguimento de um desafio lançado pela Câmara Municipal, a Escola Secundária de Loulé, ciente da «crescente importância que o setor da Saúde vem assumindo no desenvolvimento socioeconómico do concelho e da região», propôs ao Ministério da Educação a abertura de um curso, para Técnicos de Eletrónica Médica, no âmbito do ensino profissional. O curso foi já aprovado.

A Câmara de Loulé manifesta o seu «regozijo», uma vez que «desde a primeira hora acarinhou o projeto que vai na sequência de todo o intensivo trabalho realizado nos últimos anos, no sentido de captar para o Algarve profissionais especializados nas diversas vertentes da saúde e assim melhorar os serviços e a oferta existentes na região».

A formação de futuros Técnicos de Eletrónica Médica «visa responder não só às necessidades sentidas por parte dos responsáveis pelos equipamentos públicos e privados de saúde, mas também por parte de outros setores de atividade económica, da indústria ou dos serviços, que cada vez mais utilizam componentes de eletrónica e automação», salienta a autarquia em nota de imprensa.

Este curso estreia-se assim em Loulé, sendo o primeiro do género a ser lançado no Algarve, região que, não tendo tradição industrial, dificilmente consegue oferecer aos seus jovens qualificações profissionais de nível secundário que não estejam diretamente relacionadas com a área do turismo.

A Câmara Municipal sublinha que, aos jovens que vierem a frequentar o curso, espera-os «grandes desafios e muito trabalho, pois este é um curso muito exigente no domínio da matemática e do pensamento lógico, nas destrezas manuais inerentes ao manuseamento de circuitos e microcontroladores e ainda na relação íntima que estabelece entre a área da saúde e a da engenharia eletrónica».

 

 



Comentários

pub