São Brás entrega insígnias de valor e altruísmo a cidadãos e entidades

Galardões foram entregues no dia do município

A Câmara de São Brás de Alportel atribuiu 11 Insígnias Municipais de Valor e Altruísmo a cidadãos e entidades durante a cerimónia de comemoração do dia do município, que se celebrou a 1 de Junho.

Nos 106 anos da elevação de São Brás a concelho, o programa das festas foi «adaptado ao contexto de pandemia», mas não deixaram de haver «os tradicionais atos solenes e as atividades comemorativas, partilhadas de forma inédita, com toda a comunidade, através das redes sociais e dos canais digitais».

Quanto às insígnias, duas foram entregues a Pedro Gonçalves e Vitor Gonçalves, os mentores do projeto “Rede Solidária de Produção de Viseiras de Proteção”, que permitiu a produção e distribuição de mais de 4500 viseiras a unidades de saúde, forças de segurança, instituições de solidariedade, empresas e entidades do concelho e da região.

Também foi reconhecido o projeto “Máscaras sociais são-brasenses”, no âmbito do qual foram produzidas 19 mil máscaras sociais de adulto, 1500 máscaras sociais júnior, 400 chapéus viseira para crianças e batas hospitalares.

Esta iniciativa envolve retrosarias e várias costureiras do concelho, muitas em voluntariado, daí que a insígnia tenha entregue, simbolicamente, «à mais jovem costureira que integrou esta missão solidária: Mariana Soares».

Luís Viriato, do Exército de Salvação, e Tiago Nascimento da empresa Sul Office, os mentores do projeto “Informática Solidária” também receberam Insígnias Municipais de Valor e Altruísmo.

Este galardão foi, igualmente, entregue a Júlio Pereira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, pelo projeto de apoio domiciliário avançado “APOIO COmVIDa”, criado por esta IPSS, bem como à jovem voluntária Andreia Viegas, em representação dos jovens participantes no projeto “Voluntariado Jovem- Apoio Maior – Agora Nós, Jovens São-brasenses”.

Os alunos do 5.º ano de Mestrado em Medicina da Universidade do Algarve que desenvolveram o projeto “Voluntariado Covid Algarve”, o Banco de Voluntariado “Covid São Brás de Alportel”, representado pelo voluntário Bruno Monteiro, e a Delegada de Saúde Filomena Correia também viram o seu trabalho reconhecido nesta cerimónia.

A 11ª insígnia foi entregue a Vitor Martins, em representação do Grupo de Trabalho Covid São Brás de Alportel, «constituído no seio do município para a elaboração e execução do Plano de Ação – Fundo Municipal de Emergência, constituído por diversos dirigentes e serviços do município envolvidos».

Este foi um momento alto da cerimónia, que contou com a presença Rita da Cunha Mendes secretária de Estado da Ação Social.

 

 

Durante a sessão, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, falou da resposta dada pelo município à pandemia,  nomeadamente da «criação do Fundo Municipal de Emergência Covid-19, para o qual foi mobilizada do orçamento municipal e da conta de gerência do Município uma verba superior a meio milhão de euros».

O edil referiu, ainda, alguns dos investimentos que estão em curso, como a construção do Terminal Rodoviário e a Requalificação do 1.º Troço da Avenida da Liberdade.

«Também em fase de conclusão está o projeto que visa renovar o Centro Urbano – artérias centrais na envolvente do Mercado Municipal em ligação com a Avenida da Liberdade e a rua João de Deus», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Na área da educação, Vitor Guerreiro explicou que estão em curso as obras de melhoria da eficiência energética da escola EB1 n. º2, que prevê a substituição da cobertura de fibrocimento, a instalação de painéis fotovoltaicos e a instalação de aparelhos de ar condicionado.
«Estamos, ainda, a fazer todos os esforços para viabilizar uma obra na escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos com vista à remoção e substituição das coberturas em placas de fibrocimentos existentes», acrescentou o edil sãobrasense.

 

Fotos: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

 



Comentários

pub