“Ria Solidária” vai continuar a garantir assistência nas ilhas-barreira

Esse protocolo foi assinado em 2018

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A embarcação “Ria Solidária” vai continuar a garantir socorro às populações das ilhas-barreiras e ilhotes da Ria Formosa, depois de o protocolo que junta as Câmaras de Faro e Olhão, o INEM e a Autoridade Marítima Nacional ter sido prorrogado por mais um ano. 

Esse protocolo foi assinado em 2018 por estas quatro entidades.

Na prática, os municípios de Faro e Olhão e o INEM continuarão a contribuir, cada um, com um apoio de 7 mil euros, num total de 21 mil euros anuais, para despesas de manutenção e operacionalização da embarcação.

O acordo define que o barco-ambulância se encontra ao serviço, de modo regular, dos habitantes dos núcleos da Ilha da Culatra, no concelho de Faro, e das ilhas da Fuzeta e Armona, no concelho de Olhão.

O “Ria Solidária” tem como principal missão o apoio a estas populações através do transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida face à inacessibilidade por outros meios com as condições adequadas.

Este barco-ambulância, construído pelo Governo Civil de Faro em 2007 e entregue, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil à Autoridade Marítima Nacional em 2013, conta com uma média de 180 evacuações por ano.

Com este protocolo, «continua a haver uma partilha das despesas de operação e sustentação da embarcação pelas entidades envolvidas e o INEM vê aumentada a sua capacidade de assistência pré-hospitalar às populações destas ilhas algarvias».

 



Comentários

pub