Restaurante Atlântico do Vila Vita reabre com foco nas raízes algarvias

O restaurante Atlântico, que serve jantares e também pequenos-almoços dentro deste conceito, é um dos 11 restaurantes e bares que completam o mundo culinário do Vila Vita Parc

O Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches (Lagoa), reabre este sábado, 27 de Junho, o seu restaurante de fine dining “Atlântico”. 

O restaurante reabre com «uma identidade retrabalhada que coloca as raízes e os ingredientes tradicionais da região algarvia como protagonistas do cardápio, sob alçada do chef Pedro Pinto», diz o Vila Vita, em nota de imprensa.

Esta «redefinição de cozinha no Atlântico vem reforçar e complementar a filosofia sustentável, seguida pelo Vila Vita Parc, em enaltecer e apoiar a riqueza gastronómica e cultural portuguesa».

«Com a mesma decoração elegante e sofisticada em tons de azul a sugerir a entrada da vista para o mar no seu interior, o restaurante Atlântico regressa, desta forma, com uma oferta que se foca nas raízes. Raízes gastronómicas e culturais que o Algarve reúne do tempo das conquistas e descobrimentos, que se traduzem nos ingredientes típicos, alguns caídos no esquecimento, nas receitas tradicionais da região algarvia e no reabastecimento em hortas próprias, de pequenos produtores e em fornecedores locais», acrescenta.

A privilegiar produtos 100% Bio, o respeito pelos ciclos da natureza e quem os produz, na carta do Atlântico sobressaem a Beterraba (Tártaro, Bagas do Bosque, Pickles, Mostarda de Framboesa da “Quinta da Saudade” e Queijo de Cabra do Algarve), o arroz carolino de Alcácer do Sal (meloso de carabineiro e bivalves em infusão de aguardente velha e coentros), as ostras da Ria Formosa (Crocantes com algas do Atlântico, limão e caril Kashmir), o “Cozido” BIO (Grão, batata doce, chícharo, nabo, kale, pêra de Alcobaça e morcela da horta), o Trigo bulgur do Médio Oriente (Paleta de cabrito BIO, cozinhada a baixa temperatura com aromas de Marraquexe) ou a Raia Alhada de Olhão (Migas de berbigão, limão e agrião).

Além disto, há a opção de um menu de degustação ‘Raízes com História”, de autoria do chef, para quem se quiser deixar surpreender.

Estes são «pratos que se apresentam com uma criatividade, dinamismo e qualidade muito próprios», diz.

Caraterísticas apenas possíveis «por se tratar de uma cozinha orgânica, concentrada no sabor dos ingredientes e inspirada na Natureza tal qual é», afirma o chef Pedro Pinto, cujo percurso passa por restaurantes Michelin como AbAC Barcelona (3 estrelas Michelin), o Vila Joya (duas) ou o Yeatman (duas) no Porto.

O restaurante Atlântico, que serve jantares e também pequenos-almoços dentro deste conceito, é um dos 11 restaurantes e bares que completam o mundo culinário do Vila Vita Parc que reúne uma diversidade de perfis gastronómicos, que na base da filosofia “da horta para a mesa” privilegiam a sazonalidade, produção e fornecedores locais, sendo também muitos produtos, sobretudo a carne, oriundos da Herdade dos Grous, propriedade do resort no Alentejo.

Comentários

pub