Rede dos Cuidados Continuados do Algarve vai ter 60 novas vagas na área da saúde mental

Os contratos foram assinados com a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e o Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social assinaram, esta quinta-feira, 25 de Junho, contratos-programa com três instituições particulares de solidariedade social da região para reforço dos Cuidados Continuados Integrados, permitindo criar 60 vagas de apoio na área da saúde mental. 

Os contratos foram assinados com a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.

No âmbito do contrato-programa celebrado, a ACASO vai contar com uma unidade sócio ocupacional para adultos em Olhão, com 20 lugares e uma equipa de Apoio Domiciliário, ao passo que a ASMAL vai disponibilizar uma unidade sócio ocupacional de infância e adolescência situada em Loulé, também com 20 lugares, destinada a acompanhar jovens dos 13 aos 17 anos.

Por fim, a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines contará com uma unidade sócio ocupacional para adultos, com 20 lugares e uma equipa de Apoio Domiciliário para adultos, em São Bartolomeu de Messines.

Com esta nova valência, «a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) do Algarve passa a dar resposta às novas necessidades que foram sendo identificadas na população e vai permitir melhorar a qualidade de vida destes cidadãos, mediante um acompanhamento personalizado e adequado à problemática da Saúde Mental», diz a ARS/Algarve.

A cerimónia da assinatura contou com a presença de Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Margarida Flores, diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, e dos representantes de cada uma das entidades gestoras associadas.

A RNCCI, criada em 2006, resulta de uma parceria entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério da Saúde, e é constituída por um conjunto de unidades e equipas que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência e com falta ou perda de autonomia.

Atualmente o Algarve dispõe de 19 Unidades de Internamento da Rede de Cuidados Continuados Integrados do Algarve, com um total de 527 camas de internamento destinadas a cuidados continuados a pessoas dependentes, sendo 74 camas de convalescença, 142 camas para internamentos de média duração e reabilitação e 311 camas para internamentos de longa duração e manutenção.

No âmbito do apoio domiciliário existem 26 equipas de Cuidados Continuados Integrados que abrangem todos os concelhos de região.

 



Comentários

pub