Ranking mantém Universidade do Algarve no top 10 português

A academia algarvia alcançou a classificação máxima em seis indicadores, mas encontra-se acima da média, com “Bom” ou “Muito Bom”, em 17 indicadores

Foto de arquivo

A Universidade do Algarve (UAlg) volta a destacar-se no U-Multirank 2020, mantendo a sua posição no Top 10 nacional, na 8ª posição, num ranking de 27 instituições de ensino superior portuguesas.

A academia algarvia alcançou a classificação máxima em seis indicadores, mas encontra-se acima da média, com “Bom” ou “Muito Bom”, em 17 indicadores.

Em comparação com o ano transato, a UAlg apresentou uma melhoria em cinco indicadores.

A classificação máxima de “Muito Bom” conseguida neste ranking foi alcançada nos seguintes indicadores: spin-offs (Transferência de conhecimento), Pós-Doutorados (Investigação), Interdisciplinaridade das publicações (Investigação), Publicações normalizadas pela dimensão da instituição (Investigação), Publicações internacionais conjuntas (Internacionalização) e Docentes estrangeiros (Internacionalização).

Em anos anteriores, a “Investigação”, a “Transferência de conhecimento” e a “Internacionalização” já tinham «alcançado a classificação máxima em resultado da estratégia de desenvolvimento da UAlg, afirmando-a como uma universidade cosmopolita e inovadora, que aposta fortemente na produção de conhecimento e na sua transferência para a sociedade».

Este ano, a Universidade do Algarve volta a destacar-se na “Internacionalização”, com a melhoria no indicador dos docentes estrangeiros.

Este ranking compara cerca de 1800 universidades a nível mundial, tendo como base cinco critérios de desempenho: Ensino (Teaching and Learning), Investigação (Research), Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer), Internacionalização (International Orientation) e Envolvimento regional (Regional Engagement).

Cada universidade é classificada tendo em conta um total de 36 indicadores, que podem ser consultados aqui.



Comentários

pub