Quarteira já tem Posto da Polícia Marítima

Delegação Marítima e Posto da Polícia Marítima vão funcionar nas antigas instalações do IPTM

O novo Posto da Polícia Marítima de Quarteira entrou em funcionamento esta terça-feira, 9 de Junho, no mesmo dia em que foi relocalizada a Delegação Marítima de Quarteira. Os dois serviços vão ficar instalados nas antigas instalações do

IPTM, à entrada do Porto de Pesca.

Para a Câmara de Loulé, estes são mais «dois importantes equipamentos que integram o dispositivo de segurança em águas algarvias», depois de, na semana passada, ter também entrado em funcionamento a Estação Salva-Vidas de Quarteira.

A abertura do Posto da Polícia Marítima e a relocalização da Delegação Marítima foi feita ao abrigo do protocolo celebrado em 2019 entre o Município de Loulé e a Autoridade Marítima Nacional.

Segundo explica a autarquia, estes equipamentos «serão suportados por meios náuticos e terrestres, nomeadamente uma viatura ligeira, uma mota de água e um atrelado para reboque com capacidade para uma embarcação com cerca de 12 metros».

«Numa cidade que vive uma forte ligação ao mar, estes equipamentos traduzem-se numa maior segurança no que respeita ao salvamento e socorro a náufragos, assim como mais fiscalização e policiamento, proporcionando um melhor serviço público na área de Quarteira, não só aos residentes mas também aos turistas que por aqui passam ao longo de todo o ano, em especial durante a época balnear», destaca o Município de Loulé.

Para o autarca Vítor Aleixo, «este é também um momento particularmente emotivo para todos os quarteirenses já que constitui um retomar de uma antiga presença da Marinha nesta cidade, entidade com a qual a comunidade local manteve ao longo de décadas uma forte ligação».




 

Comentários

pub