PSD/Portimão quer sessões da Assembleia Municipal transmitidas nas redes sociais

Este é um pedido que surge devido à pandemia da Covid-19

Foto: Juliana Leal | ETIC_Algarve

O PSD/Portimão quer que a sessão da Assembleia Municipal desta segunda-feira, 1 de Junho, com início às 21h00, bem como as futuras sejam transmitida nas páginas oficiais da autarquia nas redes sociais. 

Este é um pedido que surge devido à pandemia da Covid-19. O PSD, de resto, já tinha apelado «à possibilidade de, respeitando o espaço e contingências de saúde pública, se inserir um número mínimo de lugares abertos à população».

«Questionando o Município, com resposta pronta, soube-se que a deliberação entre delegada de saúde, com conhecimento do Município e Proteção Civil, não viabilizava a introdução de mais lugares», diz o PSD/Portimão.

Ainda assim, «aceitando a legalidade e razoabilidade da medida de saúde pública tomada», os sociais-democratas acreditam que «a exceção que se vive pode possibilitar o arrojo e a coragem do Município em transmitir em direto a sessão de hoje que se realizará de portas fechadas aos portimonenses».

Carlos Gouveia Martins, líder de bancada municipal e presidente do PSD/Portimão, afirma que «começa a deixar de fazer sentido se atrasar a evidência de que as transmissões em direto e gravações vão acontecer também em Portimão e, hoje, em específico, quando o país todo vivem meses de plataformas online e mesmo o Município reúne para a AMAL ou faz lives pelas redes sociais, como podem recusar que o foco de debate passe mitigado?».

Em relação à sessão de hoje em específico, «gostava muito que os portimonenses tivessem a possibilidade de
ouvir o que pensa cada partido sobre os parquímetros que, em várias zonas, serão pagos até às 24h00 ou que percebessem como o Município geriu a suspensão parcial do PDM após a convulsão social que surgiu no episódio da vivenda Compostela na avenida Tomás Cabreira da Praia da Rocha», diz Carlos Gouveia Martins.

Sobre a sessão, na ausência de público, Carlos Gouveia Martins afirma que «a lei está a ser respeitada e cumprida, acatamos isso como manifestámos de forma praticamente unânime em conferência de líderes que será sempre melhor ter público mas, agora, que não se silencie mais o que todos os partidos exceto o PS pedem há muito tempo: a transmissão das sessões».

Finalizando que, «se não conseguirem fazer, o PSD de Portimão faz o direito de borla e sem pedir recurso nenhum ao município. É algo muito simples e que, bem, a Câmara de Portimão demonstra diariamente saber fazer».

De resto, os sociais democratas relembram como, no 25 de Abril, «o Município desenvolveu de forma simples e satisfatória à gravação de vídeos de forças políticas e municipais que, desta forma, foi amplamente elogiado pela possibilidade de fazer a mensagem chegar aos munícipes».

«Agora, apela o PSD a que haja a mesma coragem de trazer para o público o que se se debate na Assembleia Municipal e que, numa altura em que desde a AMAL ao Presidente da República utilizam a digitalização e o online, já não faz sentido o PS evitar que sejam mais os que têm acesso à informação em detrimento dos poucos que têm presenciado sessões autárquicas».

O PSD de Portimão, caso seja avisado até às 20h00, disponibiliza-se para inclusive fazer o direto pela rede social Facebook de toda a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de hoje.

 



Comentários

pub