PSD: Falta de campanha de promoção turística interna do Algarve «é impensável»

Social-democratas dizem juntar-se às «críticas de empresários»

O PSD/Algarve considera «impensável que, ao contrário de outras regiões, o Algarve ainda não tenha uma campanha de promoção interna», para atrair turistas nacionais e diz acompanhar «críticas de empresários», que, como o Sul Informação avançou, consideram urgente a existência desta ação promocional.

Os social-democratas algarvios salientam que, «nas últimas semanas, o mercado nacional tem sido objecto de um conjunto de campanhas de promoção turística de diversas regiões do país. Todos se estão a posicionar».

«Porém, causa perplexidade que as entidades responsáveis pelo turismo da nossa região ainda não o tenham feito, sobretudo quando muitas das decisões de férias estão já a ser tomadas. O Algarve está sem campanha turística, sem promoção num momento decisivo para a região», defendem.

Uma «forte campanha interna» seria ainda mais importante tendo em conta «o presente quadro»,, em que «o turismo externo terá perdas assinaláveis e, por isso, resta disputar o mercado interno, o qual não podendo suprir todas as perdas, é vital para preservar empresas e emprego».

Há uma semana, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, garantiu ao Sul Informação que a entidade que dirige não tem estado parada e que a campanha já foi pensada e está a ser elaborada, apontando para que o seu lançamento aconteça «até final do mês».

O prazo apontado pelo responsável máximo pelo Turismo do Algarve não convence o PSD/Algarve, que considera que «já com um atraso muito significativo, em prejuízo da região e não acompanhando o esforço brutal que empresários e trabalhadores têm colocado para apresentar a região como preparada para receber turistas em condições de segurança e lazer adequadas».

João Fernandes garantiu, por seu lado que a RTA não está «de forma nenhuma, a descurar aqueles que são os nossos mercados de maior oportunidade», o mercado interno, mas também a vizinha Espanha.

«Nós, cientes da importância do mercado interno, temos uma campanha a ser ultimada e que estará disponível no final deste mês», afirmou.

Quanto ao facto de a campanha não estar já cá fora, o presidente da RTA diz que «a contratação pública tem as suas prerrogativas e, portanto, tivemos a desenvolver todo essa tramitação. A produção audiovisual, nos tempos que correm, também tem as suas limitações e nós temos de respeitar regras».

«Por outro lado, não temos acesso aos mesmos meios de financiamento que outras regiões têm, por estarmos em phasing out. No entanto, isso não impediu que nós tenhamos avançado com o processo, que este esteja em fase de produção e que esteja disponível no final do mês», acrescentou.

«Temos consciência – e temo-lo dito desde o início e atuado em conformidade – que os mercados de proximidade são aqueles que mais respondem em tempos de crise. Por isso mesmo, fizemos ações de capacitação, há cerca de dois meses, que envolveram perto de 600 agentes de viagem portugueses e espanhóis», assegurou João Fernandes ao Sul Informação.

O PSD diz ainda que «tem que haver maior sentido de responsabilidade e decisões no tempo certo, pois mais do que nunca se mede a eficácia das instituições públicas e se avalia a importância do seu papel nos objetivos que se visam atingir».

Já João Fernandes, quando confrontado com a exigência de uma campanha, por parte de vários hoteleiros do Algarve, garantiu que a RTA e a tutela nunca pararam de trabalhar em prol do turismo da região.

«É claro que ninguém está satisfeito, porque o momento atual não o permite, mas não reconhecer este esforço enorme e a capacidade de sermos pioneiros nestas ligações não é justo para as entidades públicas ligadas ao turismo», disse.

«Eu entendo a ansiedade de quem tem de gerir um negócio e quer que a procura seja muita. Isso é compreensível. Não estamos alheios a essa realidade, temos resultados concretos, não são apenas ideias ou campanhas», concluiu.

 



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