Projeto de promoção do turismo sustentável arranca em Lagos

Lagos foi escolhida pela Universidade do Algarve como cidade-piloto

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação – Arquivo

A primeira reunião de apresentação e esclarecimento do projeto “Interreg-Med Sustowns”, de promoção do turismo sustentável que tem Lagos como cidade-piloto, realiza-se esta segunda-feira, 15 de Junho.

A ideia deste projeto passa, assim, por «promover um turismo mais sustentável em pequenas cidades de grande valor histórico, pequenas ilhas do litoral e pequenas cidades do interior, ao longo da costa do Mediterrâneo», explica a Câmara de Lagos.

Dinamizado em Portugal pela Universidade do Algarve, que integra o consórcio de 10 parceiros, o projeto é financiado pelo FEDER e pelo IPA, estando a ser executado em sete países (Albânia, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal) e 18 localidades.

«Lagos foi escolhida pela Universidade do Algarve como cidade-piloto, atendendo à sua localização, elevado potencial turístico, nomeadamente costeiro, assim como pelos seus traços históricos e culturais e pela particular atenção que as autoridades locais têm dedicado às novas condições externas, como é o caso das alterações climáticas», diz a autarquia.

O objetivo é testar e desenvolver uma nova metodologia de participação ativa e governança, e uma nova abordagem para o desenvolvimento do turismo sustentável em pequenas localidades.

Por outras palavras, pretende-se aumentar a vocação turística local, gerando oportunidades e benefícios económicos para os operadores, por meio de políticas de turismo estruturantes e projetadas em conjunto, respeitando as características do património histórico, cultural, social e natural, de modo a não colocar em risco os seus frágeis ecossistemas.

A abordagem será construída com base nas lições e ferramentas produzidas pelos parceiros de outros projetos financiados pela UE e na própria experiência.

Em concreto, serão produzidos, por exemplo, novos produtos turísticos, um diagnóstico da sustentabilidade local novos produtos turísticos, um plano de marketing para os novos produtos; um plano de ação local com iniciativas concretas que envolvam parceiros públicos e privados, um grupo de ação local que receberá formação.

A isto junta-se a participação numa rede internacional de pequenas cidades do Mediterrâneo, com as vantagens que essa interação pode gerar.

Os trabalhos irão desenvolver-se ao longo de cinco fases (Gestão do projeto; Comunicação; Plano de ação local; Transferência de conhecimento; e Capitalização) que decorrem até Junho de 2022, sendo a reunião do próximo dia 15 o ponto de arranque da terceira fase (Plano de Ação Local), que se inicia com o envolvimento da estrutura municipal (componente técnica e política).

Em próximas reuniões, a agendar durante os meses de Junho e Julho, serão igualmente envolvidas e chamadas a colaborar as partes interessadas do setor turístico e a comunidade residente.

 

 



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