PCP exige reposição da caixa multibanco em Santa Bárbara de Nexe

Equipamento foi retirado no final do mês passado

A concelhia de Faro do PCP está contra a decisão do Crédito Agrícola de retirar a caixa multibanco de Santa Bárbara de Nexe e exige a sua reposição. O equipamento foi removido no final do mês passado, algo que os comunistas consideram «inaceitável».

Em comunicado, o PCP alerta que «a população não pode ficar sem este acesso a serviços bancários» e lembra que, em Dezembro, foi encerrado o balcão do Crédito Agrícola em Santa Bárbara de Nexe, numa «lógica de concentração bancária que prejudica as populações que precisam e têm o direito ao serviço bancário».

Para os comunistas, «esta atitude só se explica pelo facto de que para a banca o lucro está sempre acima dos interesses das populações, só assim se percebe a opção de retirar o multibanco ao invés de arranjar a avaria que este equipamento tinha desde meados de Maio».

O Crédito Agrícola, segundo o PCP, «assumiu em Dezembro último que o multibanco ficava na sede da freguesia mesmo após o encerramento do seu balcão» e terá «chegando mesmo a procurar outras soluções para a sua localização».

No entanto, «também ficou demonstrado que desde Janeiro, pela constante falta de reposição de dinheiro e arranjo de avarias que a intenção não seria de manter esse compromisso».

O PCP lembra que «o balcão do Crédito Agrícola era o único existente numa freguesia de 4000 habitantes, grande parte deles envelhecidos com reduzida capacidade de acesso aos meios digitais e reduzida mobilidade no território. Agora ainda será pior sem sequer com o multibanco».

Os comunistas dizem que «a lógica de concentração de serviços bancários e o encerramento de balcões e diminuição da rede de multibancos é, para a banca, a da maximização absoluta do lucro».

O PCP considera «que é preciso parar e inverter o processo de encerramento de serviços públicos» e «exige que Santa Bárbara de Nexe volte a ter um terminal multibanco, para as necessidades mínimas da população».

A concelhia promete ainda continuar «a luta pela reabertura de uma extensão bancária em Santa Bárbara de Nexe».



Comentários

pub