Organização para as Migrações ajuda britânicos a acabar pedidos de residência em Portugal

««Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste projeto e poder apoiar cidadãos do Reino Unido a assegurar os seus direitos»

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) vai, no seguimento do Brexit, dar apoio a cidadãos do Reino Unido e respetivos familiares para a finalização dos seus pedidos de residência em Portugal.

Num comunicado conjunto, a Embaixada Britânica em Lisboa e a OIM dizem que a ideia é garantir os direitos dos cidadãos britânicos «ao abrigo do Acordo de Saída Reino Unido-União Europeia».

Este projeto é financiado pelo Governo do Reino Unido no âmbito do Fundo para o Apoio a Nacionais do Reino Unido (UKNSF), o qual disponibilizou cerca de 3 milhões de libras (GBP) para instituições de beneficência e outras organizações para prestação de apoio a nacionais do Reino Unido a viver na União Europeia. Este projeto é coordenado pela OIM Reino Unido e está a ser implementado em Portugal, França, Espanha, Eslováquia, Polónia, Itália e Alemanha.

«Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste projeto e poder apoiar cidadãos do Reino Unido a assegurar os seus direitos e a prosseguir em segurança os seus projetos de vida no país, chegando àqueles que mais precisam», considera Marta Bronzin, chefe de escritório da OIM Portugal.

Em estreita colaboração com a Embaixada Britânica e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a OIM irá realizar campanhas de sensibilização dirigidas a cidadãos britânicos que vivam em Portugal, partilhar informação acessível sobre procedimentos de residência e providenciar apoio direto a pessoas que tenham maiores dificuldades de acesso a informação e aos processos de residência.

Além da informação facultada online e através de outros meios de comunicação, a OIM irá disponibilizar apoio específico a indivíduos que enfrentem certos desafios, nomeadamente pessoas com deficiência ou doença crónica, pessoas que enfrentem barreiras linguísticas e de literacia ou barreiras no acesso a tecnologia relevante.

Chris Sainty, embaixador britânico, diz que «apoiar os cidadãos do Reino Unido é uma das prioridades da Embaixada. Estamos muito satisfeitos por apoiar a OIM neste projeto de ajudar os nacionais do Reino Unido vulneráveis na garantia dos seus direitos de modo a que estes possam continuar a viver de forma segura aqui em Portugal».

Este projeto será implementado até 31 de Março de 2021 e o lançamento oficial decorrerá no dia 7 de Julho, às 17h00, via Webex (pré-inscrição necessária, aqui).

 

 



Comentários

pub