Novas instalações regionais do INEM em Loulé avançam para concurso público

Vai integrar a “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” de Loulé, junto ao nó da A22

A Câmara de Loulé aprovou esta quarta-feira, em sessão camarária, o projeto de execução das instalações do INEM no Algarve, bem como o lançamento do concurso público da obra.

Trata-se de um edifício que representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros. Vai integrar a “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” de Loulé, junto ao nó da A22, onde já estão instalados o quartel dos Bombeiros Municipais de Loulé, o CREPC – Comando Regional de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o heliporto, onde está em permanência o helicóptero do INEM.

Este novo equipamento «nasce da cooperação interadministrativa entre o Município e o Instituto Nacional de Emergência Médica e pretende dar resposta a toda a região do Algarve, contribuindo para que o INEM possa cumprir a sua missão com mais eficácia, nomeadamente, garantir a assistência adequada às vítimas de acidente e de doença súbita e o socorro e assistência às populações em caso de necessidade», salienta a autarquia.

O presidente da Câmara de Loulé relembra que o Município tem realizado um grande investimento, tanto financeiro, como humano nas áreas da proteção civil, investigação e saúde, pelo que se congratula pela vinda do INEM para o concelho.

“É para nós um grande orgulho poder receber este equipamento no concelho de Loulé. A segurança, saúde e proteção das pessoas e bens tem sido uma forte aposta deste Executivo nos últimos anos. Com a pandemia da COVID-19 temos todos maior consciência da importância do planeamento e da prevenção nestas áreas, pelo que a presença do INEM em Loulé, irá reforçar esta nossa aposta e também beneficiar toda a região, pela sua localização mais central”, disse Vítor Aleixo.

Entre outras valências, o edifício contará com um Centro de Formação, Gabinete da Coordenação Regional, Gabinete de Coordenação de Enfermagem, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e Gabinete de Apoio ao CODU, assim como instalações para a área de Logística e Operações.

 

 



Comentários

pub