Movimento de cidadãos recolhe assinaturas contra construção de hotéis em João de Arens

Projeto está em consulta pública até 19 de Junho

O Movimento de Cidadania Ambiental “A Última Janela para o Mar”, que se opõe à construção de três hotéis de 5 estrelas, na Ponta João de Arens, vai recolher assinaturas de «cidadãos que apoiam a causa do João de Arens», na próxima sexta-feira, 12 de Junho, entre as 19h00 e 22h00, no Largo 1º de Dezembro, em Portimão.

Esta iniciativa de recolha de assinaturas, numa altura em que o projeto de construção dos hotéis está novamente em consulta pública, vai decorrer, de acordo com o movimento, «com as devidas precauções tendo em conta a Covid-19».

O movimento lembra que, em 2018, «o Projeto de Loteamento da UP3 foi sujeito a um procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), tendo este procedimento terminado com a publicação, em 3 de Maio de 2019, de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável».
Os opositores acrescentam que «o projeto foi chumbado porque a Comissão de Avaliação coordenada pela CCDR considerou os pareceres de especialistas, a participação pública e ouviu também a população, as 2000 assinaturas, bem como os pareceres técnicos de índole ambiental, jurídica e urbanística que atestaram a inconformidade do projeto».

Em 2019, a Declaração de Impacto Ambiental Desfavorável, proferia que «dado o enquadramento natural em presença e a singularidade e fragilidade da frente costeira (…) a gestão da paisagem neste sector do território litoral implica a necessidade de proteção da sua matriz estruturante e da sua identidade».

No entanto, o projeto foi refeito e está novamente em consulta pública até 19 de Junho. Com as alterações efetuadas, tal como o Sul Informação deu conta, «não passa pela cabeça» dos promotores um novo chumbo ao projeto por parte da CCDR.

Por seu lado, o movimento de cidadãos considera que este «projeto alternativo de novo, pouco ou nada tem e as incongruências são tantas, ou mais do que no projeto anterior».

A consulta pública está disponível aqui e tem já 30 participações.




 

Comentários

pub