Ministra da Saúde sobre a festa de Lagos: «Violação das regras é crime»

«Não é uma cerca sanitária que institui a racionalidade suficiente para as pessoas se absterem de comportamentos que põem em causa a sua saúde»

A ministra da Saúde disse, esta sexta-feira, 19 de Junho, sobre a festa ilegal de Odiáxere (Lagos) que a «violação das regras é crime». 

Marta Temido, que falava na conferência de imprensa de balanço da pandemia da Covid-19, disse que há regras «instituídas neste momento» e que a sua violação «é um crime».

Questionada sobre uma eventual cerca sanitária, a ministra reforçou que tal «não está em causa». Também as entidades regionais, ligadas à saúde, têm tido posição idêntica. 

«Não é uma cerca sanitária que institui a racionalidade suficiente para as pessoas se absterem de comportamentos que põem em causa a sua saúde, a saúde das que lhe estão próximas e a capacidade de resposta de todo o sistema de saúde», disse Marta Temido.

De acordo com a última atualização, feita há momentos pela delegada regional de Saúde, esta festa ilegal, que se realizou a 7 de Junho, já fez 76 casos de Covid-19.

Segundo esta responsável, o surto «está contido» e hoje já «se notou o aparecimento de um menor número de novos casos positivos».

«Até à meia noite de ontem, foram realizados 1222 testes, focados em grupos de contactos no contexto laboral e familiar», disse a mesma responsável – ontem a Câmara de Lagos falava em 1100 testes já realizados – , acrescentando que ainda estão a ser feitos testes relacionados com a festa, «cerca de 250 por dia», mas a diminuir a testagem massiva.

Dos 76 casos já confirmados, com ligação ao evento ilegal, 82% das pessoas são residentes em Lagos, 12% em Portimão e 5% noutros pontos do Algarve, nomeadamente em Lagoa, Albufeira e Loulé, mas também de fora da região. Nem todos estiveram na festa, tendo alguns sido infetados através de relações familiares e laborais, como é o caso das crianças.

Destas pessoas, 31 têm entre 20 e 29 anos, outras 15 entre 30 e 39 anos e há 14 com idades dos 10 aos 19 anos. Nove são crianças com menos de 9 anos.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub