Miguel Cheta expõe “Realidade Aumentada” no Museu de Faro

O ciclo “Preces para afugentar tempestades, insectos malignos, etc.”, da Artadentro, está de regresso

A exposição “Realidade Aumentada”, de Miguel Cheta, está patente até 12 de Julho, no Museu Municipal de Faro. 

O ciclo “Preces para afugentar tempestades, insectos malignos, etc.”, da Artadentro, regressa assim ao Museu Municipal de Faro.

Embora o termo “realidade aumentada” se tenha popularizado como designação de um novo avanço tecnológico — que integra, em tempo real, dados informáticos à nossa perceção do mundo —, não é a tecnologia o que verdadeiramente interessa a Miguel Cheta.

«É antes, um certo sentido da alienação, traço característico da sociedade humana em geral, agora exacerbada pelo desenvolvimento tecnológico — seja por défice ou deformação da informação, por incapacidade de análise crítica, etc», diz a Artadentro.

De facto, Miguel Cheta, «nesta mostra multimédia (integrando imagem projetada, fotografia, desenho e objeto), vem sublinhar a fragilidade da nossa sociedade face aos novos desafios: a obsolescência do homem-máquina típico da era industrial (o que reproduz) e o advento do homem-tecnológico global (dotado de competência técnica e culturalmente apto ao exercício de análise crítica, adaptável e inovador).

Miguel Cheta acredita «que a arte tem um papel fundamental na educação e integração social». A sua obra reflete a «relação de proximidade com o território que ama e habita, este lugar periférico, paradigmático, conhecido por Algarve».

Miguel Cheta, nascido em 1970, em Loulé, é licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve e frequentou o MobileHome – escola nómada e experimental de arte contemporânea, dirigida por Nuno Faria em Loulé (2009/2012).

Tem participado em projetos educativos que cruzam o Património ou/e a Educação com o processo artístico, tais como Lugares Mágicos da Direção Regional da Cultura do Algarve, 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian e Arte Vezes Educação da Câmara Municipal de Loulé. Expõe regularmente desde 2001.

Esta mostra pode ser visitada até 12 de Julho, nos seguintes horários: 10h00 às 18h00, de terça a sexta-feira, e 10h30 às 17h00 aos sábados e domingos.

Comentários

pub