Migrantes que desembarcaram em Vale do Lobo fazem testes à Covid-19 esta manhã

A estes cidadãos foram, «de imediato, garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação e assistência médica»

Os 22 migrantes, alegadamente marroquinos, que desembarcaram na madrugada desta segunda-feira, 15 de Junho, em Vale do Lobo, vão fazer, ainda durante a manhã de hoje, testes de despiste à Covid-19.

A informação é avançada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, em comunicado, também refere que a estes cidadãos foram, «de imediato, garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação e assistência médica».

Os 22 migrantes, todos homens, estão no porto de Quarteira, encontrando-se atualmente à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que está «a desenvolver os procedimentos necessários para apurar as suas identidades, bem como avaliar o enquadramento da situação», uma vez que chegaram sem documentos.

Nos últimos meses, esta é já a quarta tentativa de desembarque de migrantes do Norte de África intercetado na costa algarvia. No passado dia 6, outro barco com 6 migrantes, que também alegaram ser marroquinos, tinha sido intercetado já dentro da Ria Formosa.

A 29 de Janeiro, o mesmo tinha acontecido, com uma embarcação com 11 migrantes, vindos de El Jadida, cidade costeira marroquina, que foram apanhados frente à barra da Armona.

O primeiro grupo de migrantes marroquinos tinha chegado ao Algarve no dia 11 de Dezembro, quando 8 jovens que também diziam vir de El Jadida (a antiga Mazagão portuguesa) desembarcaram na praia de Monte Gordo, onde foram intercetados pelas autoridades.

Como os restantes, o grupo que hoje chegou à costa algarvia utilizou uma pequena embarcação de madeira com motor fora de bordo, uma “batera”, para fazer a travessia do mar desde Marrocos.



Comentários

pub