Mário de Carvalho vence Grande Prémio de Literatura APE/Loulé

O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários já distinguiu os autores José Tolentino Mendonça, Rui Cardoso Martins, Mário Cláudio e Pedro Mexia

Foto: Porto Editora

O livro “O que ouvi na barrica das maçãs”, do escritor Mário de Carvalho, é o vencedor do Grande Prémio de Literatura Crónica e Dispersos Literários da Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal de Loulé. 

O júri, constituído por Cândido Oliveira Martins, Carlos Albino e Paula Mendes Coelho, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio a esta obra.

Na ata pode ler-se: «O livro de Mário de Carvalho – ‘O que ouvi na barrica das maçãs’ – destaca-se do conjunto das obras apresentadas a concurso pela plena conjugação com a linha característica do género da crónica na tradição literária portuguesa. Outras obras a concurso são igualmente de grande mérito mas estão fora dos parâmetros regulamentares do prémio ou fora das características dos géneros em consideração».

O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano de 2019. Na presente edição, o valor monetário deste galardão para o autor distinguido é de 12 mil euros.

A cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente.

O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários já distinguiu os autores José Tolentino Mendonça, Rui Cardoso Martins, Mário Cláudio e Pedro Mexia.



Comentários

pub