Loulé distribui máscaras comunitárias por idosos e por habitantes de bairros sociais

Vão ser distribuídas 2500 máscaras

A Câmara Municipal de Loulé está a distribuir máscaras sociais reutilizáveis por idosos, habitantes de bairros sociais e munícipes com dificuldades económicas.

Segundo explica a autarquia, «as máscaras foram desenhadas e concebidas com a colaboração técnica de Isabel Palmeirim, diretora do Mestrado Integrado em Medicina da UALG, garantindo as normas de segurança apropriadas à prevenção da Covid-19, em mais uma ação conjunta do Município de Loulé e o ABC – Algarve Biomedical Center».

Já a execução esteve a cargo das três costureiras do ateliê da Câmara Municipal de Loulé e de sete profissionais que se juntaram à equipa, nas últimas quase três semanas, estando a produzir diariamente cerca de 120 máscaras.

Nesta fase inicial, acrescenta a Câmara de Loulé, «as máscaras serão distribuídas a todos os que recorreram à Linha Loulé Solidário durante a crise sanitária, e que deixaram o seu registo nos serviços de Ação Social, mas também aos beneficiários das refeições escolares, refeitório social e cabazes alimentares».

As máscaras vão também ser «entregues nos bairros sociais das cidades de Loulé e Quarteira, fogos de habitação social de Salir e nalgumas outras comunidades que vivem em zonas dispersas».

A Câmara de Loulé realça que «uma vez que os idosos fazem parte dos grupos de risco e, consequentemente, um dos focos de preocupação dos responsáveis municipais, a Autarquia irá ainda aproveitar os registos do programa GeoEmergência que permitiu, na fase inicial da Covid-19, identificar e contactar os idosos que vivem isolados, sobretudo no extenso território da Serra do Caldeirão, para que também estas pessoas tenham acesso às máscaras comunitárias».

As máscaras são acompanhadas por um folheto informativo, um guia de instruções deste equipamento de proteção individual onde constam indicações sobre a forma correta de manuseamento, limpeza e manutenção.

Nesta primeira fase serão distribuídas 2500 máscaras, «mas a produção irá continuar, de forma a poder alcançar um maior número de pessoas em todo o concelho, no futuro próximo», conclui a Câmara de Loulé.



Comentários

pub