Livro “A Conquista de Tavira” já está à venda

Obra de Pedro Silva Sena fala de Tavira, mas também viaja por Faro e Olhão

O livro “A Conquista de Tavira”, de Pedro Silva Sena, já está à venda na livraria online da Leya e em breve estará disponível noutras livrarias online.

Neste livro, que «convoca diversos géneros literários», o autor propõe «um itinerário crítico pelo Algarve, pela sua história e pelo seu presente», ilustrado com postais da coleção de Pedro Silva Sena.

«O destino da viagem é Tavira e o seu entorno, cuja descrição e passado ocupam várias secções deste livro de viagem e de divulgação científica, de poesia e de ficção. Assim, antes de chegarmos à «Pérola do Gilão», passamos sobre carris e séculos por Faro e Olhão, resumindo o que se sabe acerca dos “primeiros abencerragens da Península Ibérica”, evocando as primeiras vítimas do esclavagismo europeu, aludindo à guerrilha miguelista do Remexido e a uma estadia de Vladimir Nabokov na região ou comentando os primeiros (e conturbados) séculos da história de Olhão», descreve o autor do livro.

Ainda assim, é Tavira que ocupa um lugar central no livro, «evocando a sua história ao percorrê-la, visitando os seus arredores (como Cacela Velha), as suas aldeias piscatórias, as suas praias, ou revisitando a memória da pesca do atum».

Pelo meio, ainda há tempo para «um conto infanto-juvenil de temática ecológica e anti-racista» e para a apresentação da «desconhecida “Aventura de Sancho Pança, o fiel escudeiro de Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura, no Reino do Algarve”, vertida para português pelo autor, a partir do original de Cide Hamete Benengueli».

 



Comentários

pub