Lagos dá luz verde à comparticipação de 32 mil euros para o combate aos incêndios

Para a constituição do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais

A Câmara de Lagos ratificou na passada semana o protocolo para a constituição do DECIR 2020 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, um «dispositivo especial, transversal a todo o distrito e dedicado em exclusivo aos incêndios rurais, a funcionar entre 15 de Maio e 15 de Outubro de 2020, período mais vulnerável à ocorrência de incêndios rurais».

Além de estipular a comparticipação financeira a atribuir por cada um dos municípios algarvios, que este ano ronda os 32 mil euros, o protocolo identifica «os diferentes níveis de empenhamento operacional para as quais as Equipas de Intervenção deverão estar preparadas», segundo a Câmara de Lagos.

O período mais exigente em termos da afetação de meios, designadamente equipas de combate a incêndios, número de bombeiros, viaturas e equipas logísticas, decorre de 1 de Julho a 30 de Setembro (Nível IV).

O acordo é estabelecido entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Federação dos Bombeiros do Algarve (e respetivas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários) e os dezasseis municípios algarvios, no âmbito da AMAL -Comunidade Intermunicipal do Algarve.

«O objetivo do DECIR é capacitar a região para uma resposta adequada a este desígnio nacional, sem comprometer a eficiência na resposta às restantes ocorrências no âmbito da proteção e socorro que, de acordo com o histórico no período considerado, aumenta exponencialmente face ao incremento sazonal da população no Algarve, enquanto destino turístico», acrescentou a autarquia.

Comentários

pub