Lagos avança com «testagem massiva» devido à festa ilegal

Já há 37 casos confirmados

Lagos está a promover, esta quarta-feira, 17 de Junho, uma «ação intensiva de colheitas para a realização de testes de despiste à Covid-19» devido à festa ilegal em Odiáxere. A «testagem massiva» é uma das medidas para tentar travar este surto.

Depois dos testes, que começaram no fim de semana, hoje, dia 17, até às 17h00, junto ao Pavilhão Desportivo Municipal, está uma equipa disponibilizada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O objetivo passa por fazer uma «ação intensiva de colheitas para a realização de testes de despiste à Covid-19 a todas as pessoas ainda não testadas que estiveram presentes no evento decorrido no passado dia 7 de Junho em Odiáxere, assim como a familiares e outros contactos próximos, designadamente colegas de trabalho destas pessoas que participaram na festa».

Também na Câmara de Lagos, no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, «existindo indícios de possíveis contactos com infetados, irá decorrer durante o dia de hoje uma ação intensiva de colheitas aos trabalhadores municipais, como medida de prevenção, na eventualidade de algum destes ter estado em contacto com pessoas infetadas».

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal sublinha «o sentido de responsabilidade e a rápida atuação das empresas privadas do concelho (restaurantes e superfícies comerciais), que, perante a suspeita ou a confirmação de trabalhadores infetados com o novo coronavírus, sem olhar a gastos, decidiram testar todos os seus colaboradores e proceder à desinfeção das suas instalações, de modo a eliminar possíveis cadeias de transmissão».

De acordo com os dados mais recentes, divulgados por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, já há 37 casos confirmados de Covid-19, distribuídos por vários concelhos e relacionados com esta festa.

À medida que os dados forem sendo atualizados, a Câmara Municipal garante que «partilhará essa informação através do quadro da situação epidemiológica do concelho de Lagos que tem vindo a ser publicado regularmente na página de Facebook do município».

Hugo Pereira, presidente da Câmara, apela à serenidade da comunidade, uma vez que todos os meios estão a ser mobilizados, de modo articulado entre as autoridades de saúde, o município, forças de segurança e proteção civil, «para minimizar o impacto deste infeliz e condenável acontecimento».

O edil também realça o «sentido de responsabilidade cívica que tem caracterizado a conduta dos lacobrigenses desde o início da pandemia e que fez com que os números até agora quase não tivessem tido expressão no concelho».

Para o autarca, «Lagos foi sempre um concelho seguro, pelo que estamos todos empenhados e confiantes de que iremos superar rapidamente este episódio e garantir que não seja replicado».



Comentários

pub