Incêndio de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo já está dominado

Fogo foi dado como dominado às 9h10

Já está dominado o incêndio que começou ao início da tarde de ontem, 19 de Junho, em Aljezur e que alastrou aos concelhos vizinhos de Vila do Bispo e Lagos.

A informação, avançada pela página da Proteção Civil, foi confirmada por Abel Gomes, segundo comandante operacional do Algarve, em conferência de imprensa.

«O incêndio foi dado como dominado às 9h10 de hoje. Foi uma noite muito trabalhosa. Tivemos uma meteorologia muito mais grave do que esperávamos. A velocidade do vento foi superior ao que eram as previsões, o que dificultou o trabalho dos profissionais», disse este responsável.

Segundo Abel Gomes, apesar de estar dominado, «continuamos a ter pontos sensíveis que nos oferecem preocupação», uma vez que o vento «continuará forte, com rajadas de 40 quilómetros por hora, principalmente depois da hora de almoço».

«Podemos ter a situação a reverter-se a qualquer momento. Temos noção de que vamos ter projeções criadas por reativações que vão acontecer durante o dia», admitiu.

«Espera-nos ainda muito trabalho. As condições meteorológicas podem levar a uma alteração a qualquer momento. Quando damos o incêndio como dominado, o que quer dizer é que temos meios em todo o perímetro do incêndio e é expectável que não o ultrapasse».

Para evitar o pior, o «dispositivo vai manter-se no local porque vamos ter trabalho para os próximos dias», acrescentou. A Mata do Barão de São João é uma zonas «que nos oferece muita preocupação», exemplificou.

No teatro de operações estão, de momento, 469 operacionais, apoiados por 147 veículos e 6 meios aéreos que, com o nascer do dia, voltaram a poder atuar.

Quanto aos danos, Abel Gomes disse que «ainda não foram contabilizados», mas adiantou que houve algumas «estruturas afetadas», como habitações de madeira.

«As pessoas que viram essas estruturas afetadas estão em casas de amigos ou familiares. Neste momento, não há ninguém que precise de nenhum apoio de imediato», disse.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub