Helicóptero de combate a incêndios já está estacionado em Ourique

Segundo a Câmara de Ourique, em anos anteriores, este helicóptero revelou-se «fundamental no ataque inicial» aos incêndios

Já foi colocado, em Ourique, o helicóptero bombardeiro ligeiro que integra o dispositivo de combate aos incêndios rurais.

Segundo a Câmara de Ourique, em anos anteriores, este helicóptero revelou-se «fundamental no ataque inicial» aos incêndios.

A reforma do modelo de gestão dos meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), no âmbito da capacitação do sistema de gestão integrada de fogos rurais, confiou à Força Aérea o comando e a gestão centralizada dos meios aéreos de combate a incêndios rurais por meios próprios do Estado ou outros que sejam sazonalmente necessários.

A Diretiva Operacional Nacional n.º 2 – DECIR 2020 estabelecia a permanência de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro em Ourique, no Distrito de Beja, a partir do dia 15 de Maio, no nível II, o que não aconteceu.

A Câmara de Ourique chegou mesmo a manifestar ao Governo (Ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna) «a sua preocupação com a situação, num contexto em que as expressões das alterações climáticas se continuam a manifestar no território, com baixos níveis de precipitação».

Agora, o helicóptero já está estacionado em Ourique.

«Num momento em que estamos confrontados com o desafio da pandemia, o posicionamento deste meio aéreo reforça a capacidade de combate a eventuais ocorrências e tranquiliza os que vivem e trabalham neste território», conclui a autarquia.

Comentários

pub