Governo prevê taxa de desemprego de 9,6% este ano e de 8,7% em 2021

PIB deve cair 6,9% este ano, mas subir 4,3% em 2021

O Governo prevê uma taxa de desemprego este ano de 9,6% e de 8,7% em 2021, segundo o cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Financeira.

A resolução do Conselho de Ministros que aprova este programa foi publicada no sábado à noite no suplemento do Diário da República e inclui as previsões do Governo para 2020 e 2021, que não tinham sido apresentadas na quinta-feira, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo.

“Em virtude do efeito das medidas de apoio ao emprego adotadas [no âmbito da pandemia da Covid-19], estima-se que a redução no emprego seja significativamente inferior à redução do PIB”, lê-se nas explicações que acompanham o quadro macroeconómico.

Em relação ao PIB, o Governo estima uma queda do PIB de 6,9% este ano, devido à pandemia, mas prevê um crescimento de 4,3% em 2021.

“Para 2020, perspetiva-se uma forte contração da economia portuguesa, em resultado do choque económico provocado pela pandemia da doença Covid-19 e das medidas de contenção implementadas. Neste contexto, prevê-se uma queda abrupta na taxa de variação real do PIB [Produto Interno Bruto] para 6,9%, a maior contração de que há registo nas últimas décadas”, lê-se no documento.

O Governo apresenta na terça-feira a proposta de orçamento suplementar deste ano.



Comentários

pub