Faro dá 840 mil euros em apoios extra às associações

Verbas suplementares visam ajudar as coletividades a enfrentar as consequências da Covid-19

A Câmara de Faro aprovou esta semana a atribuição de apoios suplementares de um valor global de 840 mil euros a associações de âmbito desportivo, juvenil, cultural, social e de defesa animal do concelho, para as ajudar a enfrentar as consequências da pandemia da Covid-19.

Desta verba, cerca de 370 mil euros destinam-se a associações de âmbito desportivo e juvenil. As entidades do setor cultural vão receber  236 mil euros e as associações da área social 226 mil euros euros. O município destinou, ainda, uma verba de 9622 euros às associações de defesa da causa animal.

No primeiro caso, o grosso do valor, 346,5 mil euros, serão atribuídas a 48 associações desportivas. Por outro lado, seis associações juvenis vão receber 23,7 mil euros.

No campo cultural, serão distribuídos por 46 associações cerca de 186 mil euros. Haverá, por outro lado, apoios específicos a  cinco associações, no valor de 23 mil euros, «para ajuda à modernização e beneficiação de instalações» e a outras oito entidades, no montante de 21 mil euros, «para apoio ao arrendamento dos respetivos espaços». O Grupo Folclórico de Faro vai receber uma verba de 5 mil euros para apoio à compra de uma viatura usada.

Já no que se refere ao associativismo social, o município vai atribuir um montante total de 226,5 mil a 33 entidades. Desse valor, 72,5 mil euros correspondem a despesa corrente e 154 mil euros a despesa de capital (medidas e/ ou atividades).

Estas verbas juntam-se às que já haviam sido atribuídas ao abrigo do Programa Municipal de Apoio ao Associativismo, que foi, entretanto, reforçado em 916 mil euros.

«Estas associações enfrentaram uma paragem longa e quase total das respetivas atividades e, assim, registaram também uma quebra abrupta das respetivas fontes de rendimento. Com este apoio suplementar ao Programa Municipal de Apoio ao Associativismo, a autarquia pretende ajudar a estimular o movimento associativo, contribuindo para que estas instituições possam continuar a desenvolver as várias atividades nas mais variadas áreas e a dinamizar de forma fundamental a cidade e o concelho, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e desportivo das várias gerações de munícipes farenses», concluiu a Câmara de Faro.

 



Comentários

pub