Escola Pinheiro e Rosa foi desinfetada e «situação não inspira grande preocupação»

Apenas 20% dos alunos foram às aulas esta sexta-feira

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, foi desinfetada ontem pelos Bombeiros Sapadores , depois de, esta quinta-feira, ter sido detetado um caso positivo de Covid-19 numa funcionária. Ainda assim, em declarações ao Sul Informação, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara, adiantou que «a situação é calma e não inspira grande preocupação».

Segundo o autarca, que acompanhou a desinfeção, «todas as pessoas que fizeram testes, e cujos resultados se conhecem, deram negativo. Há ainda testes a ser feitos, e alguns contactos estão, para já, sem sintomas, em quarentena, em casa, e, em princípio, não precisarão de ser testadas».

As equipas dos Sapadores de Faro que desinfetaram a escola «fizeram formação especializada, no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa. Foram fazer formação a Lisboa e, depois, a equipa de Lisboa esteve cá a fazer formação prática. Hoje estamos a pôr em prática essa formação. No Algarve, somos a única corporação com esta equipa especializada de desinfeção. Vamos desinfetar 40 salas, que estavam a ser ocupadas, e os outros equipamentos, para que, quando for necessário, a atividade possa ser retomada».

Devido ao caso da funcionária infetada, as aulas do agrupamento de escolas Pinheiro e Rosa foram transferidas para a escola Neves Júnior, com uma equipa de funcionários que não estava em serviço, algo que estava previsto no plano de contingência, segundo explicou Francisco Soares, diretor do agrupamento, ao nosso jornal.

Apesar destas medidas, segundo o responsável, esta sexta-feira, a afluência de alunos foi «muito inferior ao expectável. As circunstâncias geram apreensão e medo nas famílias mas, a partir de segunda-feira, deverá normalizar. Hoje tivemos pouco mais de 20% dos alunos».

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub