Equipamentos culturais de Lagoa já reabriram ao público

Salas de leitura e multimédia da biblioteca de Lagoa reabriram ao público

O Convento de S. José, a Biblioteca Municipal, a Galeria Manuela do Vale na Escola de Artes, e o Arquivo Municipal de Lagoa reabriram ao público, na passada segunda-feira, depois de estes equipamentos terem estado encerrados devido à pandemia de Covid-19.

A Biblioteca e o Convento S. José estão agora abertos ao público de segunda a sexta feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A Galeria “Manuela Vale” da Escola de Artes de Lagoa, abre as suas portas apenas no período da tarde, entre as 14h00 e as 18h00 de cada dia útil.

Já o Arquivo Municipal está aberto para consultas, com marcação prévia, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e 17h30 de todos os dias úteis. Esta marcação pode ser agendada para o email [email protected] ou pelo telefone 282 380 435.

Na Biblioteca, além do serviço de empréstimo de livros, reabrem agora ao público as Salas de Leitura e Multimédia. Segundo explica a Câmara de Lagoa, «o serviço de acesso aos computadores na Sala Multimédia admite 4 utentes em simultâneo, pelo período máximo de 30 minutos cada».

Já o serviço de leitura presencial está limitado a um máximo de 8 utentes ao mesmo tempo. A autarquia recomenda que, «sempre que possível seja previamente agendado o empréstimo de livros e de computadores pelo telefone 282 380 436, ou pelo correio eletrónico [email protected].

Na Galeria Manuela Vale – Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues de Lagoa, estará disponível ao público a exposição “Naturae – Exposição de Ilustração da Natureza”. «Mostra-se aqui o trabalho desenvolvido na Oficina de Ilustração da Natureza, ministrado por Ana Rita Afonso, durante o ano de 2019, com recurso a diferentes técnicas: grafite, pontilhismo, scratchboard, trama com esferográfica de ponta fina, lápis de cor, aguarela, poliéster, entre outras. As ilustrações são da autoria de mais de duas dezenas de participantes do curso que continua a decorrer até final de Julho 2020», explica a Câmara de Lagoa.

Já no Centro Cultural – Convento S. José, «um edifício carismático da cidade de Lagoa, pode ser visitada a exposição permanente que retrata a história deste equipamento fundado em 1710. Aqui se recolheram raparigas e meninas abandonadas a quem as freiras carmelitas proporcionaram programas educativos». As visitas guiadas ao Convento S. José devem ser previamente agendadas pelo endereço [email protected] ou pelo telefone 282 380 434.

Por fim, o Auditório Carlos do Carmo continuará a receber a gravação dos espetáculos do projeto cultural “A Nossa Gente, a Nossa Identidade”, encerrando ao público durante o período de verão por motivo de obras de beneficiação das instalações.

A partir de Julho, a programação cultural sai à rua percorrendo o território com apontamentos musicais e espetáculos vários que enquadram o nosso património cultural e natural.

«O funcionamento dos vários espaços culturais do concelho de Lagoa segue as recomendações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que se refere à limitação da lotação dos espaços e ao uso obrigatório de máscara, de modo a garantir todas as condições de segurança e higiene», conclui o município.

Comentários

pub