DGS publica orientação para reabertura dos ATL

Os ATL que não estão agregados a estabelecimentos de ensino podem reabrir amanhã, 15 de Junho

Foto de arquivo

Organização das crianças e jovens por grupos, circuitos de entrada e saída e Planos de Contingência. A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou este domingo, 14 de Junho, uma orientação com as medidas de prevenção e controlo a adotar nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) que podem começar a reabrir amanhã, dia 15.

O documento refere que todos os estabelecimentos que dinamizam atividades de tempos livres têm de estar devidamente preparados para a abordagem de casos suspeitos de Covid-9, assim como para prevenir e minimizar a transmissão desta doença, através da ativação e atualização dos seus Planos de Contingência, que devem incluir, por exemplo, a definição de uma área de isolamento.

Para manter o distanciamento, a orientação prevê, entre outras medidas, que as crianças e jovens sejam organizados em grupos e que a cada grupo deve ser atribuído, na medida do possível, uma zona ou sala do CATL.

De forma a evitar o cruzamento de pessoas, devem ser definidos horários de entrada e de saída desfasados e definidos circuitos de entrada e saída das salas e espaços de atividades para cada grupo.

No acesso ao estabelecimento deve ser acautelada a higienização das mãos à entrada e à saída, com solução antisséptica de base alcoólica. Além de garantir as medidas de distanciamento dentro da sala, é necessário assegurar, sempre que possível, que os objetos das atividades lúdico-pedagógicas são regularmente higienizados.

De acordo com a orientação, todos os profissionais e crianças com idade superior a 10 anos devem usar máscara dentro do estabelecimento.

A publicação estabelece também as medidas de higienização ambiental a adotar, bem como os cuidados a ter no refeitório e nos transportes. O transporte coletivo de crianças e jovens implica o cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros (por exemplo: um por banco) e a redução da lotação máxima de acordo com a legislação vigente, entre outras medidas.

Os ATL que não estão agregados a estabelecimentos de ensino podem reabrir amanhã, 15 de Junho. Já os restantes, vão voltar a funcionar a partir de dia 26.

 

 



Comentários

pub