Conta Solidária de Lagos angariou 45 mil euros para equipamento de proteção

Máscaras, fatos e luvas vão ser distribuídos por instituições

Cerca de 45 mil euros, angariados na Conta Solidária, criada no final do mês de Abril, pela Câmara Municipal e pela Santa Casa da Misericórdia de Lagos, foram investidos em material de proteção individual, anunciou, esta segunda-feira, 29 de Junho, a autarquia lacobrigense.

Esta conta, que resultou de um acordo entre a autarquia e a Santa Casa, foi criada para «reunir os donativos das empresas, particulares e instituições que têm feito questão de contribuir para o combate à Covid-19».

A quase totalidade dessa verba, «resultante da generosidade de empresas e particulares, onde se incluem igualmente muitos cidadãos de comunidades estrangeiras residentes em Lagos, foi já aplicada na aquisição de 47 000 máscaras cirúrgicas, 4 200 máscaras FFP2, 1 310 litros de líquido gel desinfetante, 450 fatos e luvas», adianta a Câmara de Lagos.

Segundo a autarquia, estes equipamentos e consumíveis «irão começar a ser distribuídos por instituições que estão na primeira linha de intervenção e prestam serviços de apoio à população local, designadamente: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos; a Delegação de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa; o Centro de Saúde de Lagos; o Hospital de Lagos; o Hospital de Portimão; a Santa Casa da Misericórdia de Lagos; a NECI; e o CASLAS».

Hugo Pereira, presidente da Câmara, e Fernando Graça, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, acompanharam as operações de organização dos lotes, que irão começar a ser entregues às entidades, no Lar Rainha D.ª Leonor.

Segundo a autarquia, os dois responsáveis «sublinharam a importância do envolvimento da sociedade civil nesta causa que é de todos, assim como o espírito de solidariedade inerente a estas doações, pois além de se traduzirem em apoios efetivos aos profissionais que estão mais expostos ao risco da pandemia, acabam por ser também mensagens de encorajamento».

 



Comentários

pub