Compostagem doméstica, compostagem comunitária e recolha seletiva de biorresíduos avançam em Silves

Investimento de 456 mil euros

Já foram aprovadas as duas candidaturas, feitas pelo Município de Silves, ao PO SEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) para a implementação de compostagem doméstica, compostagem comunitária e recolha seletiva de biorresíduos. O investimento global ascende a 455 961,80 euros, sendo a despesa elegível financiada a 85% pelo Fundo de Coesão.

A Câmara de Silves explica que se trata «de um projeto inovador que visa preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética, dando cumprimento ao Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves».

O projeto de compostagem comunitária inclui a distribuição de baldes para biorresíduos de sete litros para o setor doméstico, envolvendo 212 alojamentos e 321 habitantes nas freguesias de São Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra, bem como a distribuição de baldes de 10 litros para apoio a cafés, restaurantes, mercearias, pequenos supermercados e escolas.

Quanto à compostagem doméstica, o projeto passa pela aquisição de 200 compostores domésticos de 400 litros para uso dos munícipes.

O projeto de recolha seletiva de biorresíduos, por seu lado, irá decorrer nas freguesias de Silves e Armação de Pêra, devido à sua alta densidade populacional, com o público-alvo de 220 estabelecimentos comerciais.

A operação inicia-se pela aquisição e distribuição de contentores de 120 litros equipados com sistema de acesso por RFID (dispositivos eletrónicos que permitem a sua identificação e registo do baldeamento).

Para concretizar estes três projetos, prevê-se também a aquisição de software, hardware e de duas viaturas de recolha de resíduos, a implementação de campanhas de sensibilização sobre as regras a cumprir e a importância das medidas, bem como uma ação de monitorização contínua dos parâmetros da compostagem ao longo de 12 meses e um estudo de caraterização física de resíduos (antes de depois).

A Câmara de Silves relembra que «a correta gestão de resíduos é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental, sendo o Município de Silves pioneiro nesta matéria na região do Algarve».

 

 



Comentários

pub