Câmara de Lagos confirma 69 casos e 1100 testes feitos devido à festa

48 são cidadãos residentes no concelho de Lagos

A Câmara de Lagos acaba de confirmar, em comunicado, que já há 69 casos positivos de Covid-19 devido à festa ilegal de Odiáxere, realizada no passado dia 7 de Junho. Até agora, foram feitos «cerca de 1100 testes». 

Segundo as informações da Autoridade Regional de Saúde, atualizadas às 14h30 de hoje e divulgadas pela autarquia, dos 69 casos positivos, «48 são cidadãos residentes no concelho de Lagos».

Os últimos números, revelados esta tarde, em conferência de imprensa, por Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, já apontavam para «cerca de 60» infetados.

A «testagem massiva» continuou hoje, rastreando «pessoas que estiveram presentes no evento ou que mantiveram contactos de proximidade (familiares e profissionais) com os envolvidos e com os positivos já confirmados», diz a autarquia.

Só hoje, 18 de Junho, o «dispositivo da responsabilidade da ARS/Algarve fez cerca de 200 colheitas no Complexo Desportivo Municipal, local onde se instalou temporariamente».

«Após alguma dificuldade de resposta registada no período da manhã, face à significativa afluência ao local, os meios foram reforçados a meio da tarde, o que permitiu normalizar a situação», diz a Câmara.

Este posto de colheitas vai manter-se um funcionamento até desta sexta-feira, dia 19, com a missão de testar os contactos familiares e profissionais diretos dos participantes no evento e/ou de casos positivos entretanto já confirmados.

O acesso a este posto deverá fazer-se preferencialmente através de contacto telefónico prévio junto do Centro de Saúde de Lagos (282 780 000).

No total, desde segunda-feira, foram já realizados testes a cerca de 1100 pessoas, contabilizando as recolhas efetuadas pela ARS/Algarve, as recolhas efetuadas na Câmara Municipal e os testes feitos por iniciativa de privados.

Segundo a autarquia, «alguns dos estabelecimentos privados que tiveram suspeitas de casos de contágio já obtiveram o resultado dos testes, verificando-se negativos, o que permitiu a reabertura de instalações e a retoma da sua atividade económica».

Neste comunicado, o município apela à «serenidade da comunidade lacobrigense, uma vez que todos os meios estão a ser disponibilizados para controlar e limitar o surto, assim como ao cumprimento das recomendações de distanciamento social, higienização e proteção individual».

Estas recomendações são, «agora, mais do que nunca, determinantes para que, a par da identificação e isolamento dos casos positivos, se consiga circunscrever rapidamente o foco e as cadeias de contágio», conclui.

Para amanhã, está marcada uma conferência de imprensa conjunta, às 15h00, na sede da Proteção Civil do Algarve, em Loulé, com a presença das autoridades regionais da Saúde e da Proteção Civil, assim como de Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, esperando-se, aí, novas atualizações.

 

 



Comentários

pub