Busto de Ganhdi deverá ser o primeiro do “Jardim dos Ilustres” em Albufeira

José Carlos Rolo acolheu bem a proposta de Albufeira ter um busto de Gandhi

Albufeira vai ter um “Jardim dos Ilustres” e o busto de Mahatma Gandhi deverá ser o primeiro: uma escultura em bronze de 350 quilogramas. Trata-se de uma oferta da Embaixada da Índia em Lisboa a Albufeira, como reconhecimento pelo bom acolhimento da comunidade indiana neste concelho.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, recebeu esta manhã, 30 de Junho, uma comitiva da Embaixada da Índia em Lisboa, liderada pela embaixadora K. Nandini Singla.

A intenção foi acordar da possibilidade de Albufeira acolher um busto em bronze de 350 quilogramas de Mahatma Gandhi. José Carlos Rolo considerou uma excelente proposta e referiu ser sua intenção reservar um jardim contíguo à Avenida dos Descobrimentos para acolher esculturas de “ilustres”, cujas nacionalidades estejam direta ou indiretamente ligadas a Albufeira.

José Carlos Rolo acolheu bem a proposta de Albufeira ter um busto de Gandhi.

«Além de um líder espiritual, foi um grande matemático», diz o autarca, que pretende ver em Albufeira um “Jardim dos Ilustres”, não só para fins educativos e culturais, mas também para dizer do multiculturalismo do concelho, cujas escolas já chegaram a acolher crianças de 70 nacionalidades.

José Carlos Rolo aproveitou a ocasião para informar estes responsáveis de que a comunidade indiana é bem acolhida em Albufeira, na medida em que «são pacíficos e introspetivos» e constituem uma parte da população que corresponde à grande necessidade de mão de obra no concelho.

O autarca referiu ainda que aquando do início da pandemia houve o cuidado por parte do Município em esclarecer a comunidade indiana, assim como outras, nas suas línguas de origem, sobre cuidados a ter e apoios disponíveis.

«Em Albufeira temos muitos trabalhadores indianos, quer na hotelaria, quer na higiene urbana e são muito bem acolhidos pela população, mas há uma grande preocupação, que é a do desemprego devido ao contexto sanitário», avançou o autarca.

José Carlos Rolo alertou ainda a embaixadora para que, «não havendo atividade laboral, há a possibilidade de termos muitas pessoas desempregadas, quer no Verão, quer no Inverno e a questão necessita de ser pensada».

Por sua vez, a embaixadora Nandini Singla agradeceu o cuidado que Albufeira tem tido para com a comunidade que representa e disse estar aberta a soluções que venham a ser propostas.

Entretanto, colocou à disposição de Albufeira artistas e espetáculos indianos, para quando o desejasse, sem quaisquer custos para a Autarquia, o mesmo acontecendo com o busto de Gandhi, cujas comemorações dos 150 anos do seu nascimento terminam no próximo mês de Outubro.



Comentários

pub