Artistas «voltam à vida que ficou em suspenso» com mostra coletiva num solar de Faro

Quem quiser ir à inauguração, terá que enviar email para se inscrever

«Regresso ao Futuro»: é este o título da mostra coletiva de arte que abre este sábado, 13 de Junho, na sede da Associação 289, no solar situado nas Pontes de Marchil, à saída de Faro.

«Para chegarmos a este título tivemos muita discussão interna, via zoom. Queríamos um título que não falasse de Covid, nem de confinamento, nem de distanciamento social. Queríamos um título com mais esperança, com “vamos para a frente”», explica Tiago Batista, um dos dirigentes da 289 (e um dos artistas participantes na mostra).

Numa mostra que pretende assinalar o regresso da comunidade artística algarvia, após o recolhimento forçado dos últimos meses, participam 57 artistas de todo o Algarve (de Olhão, Tavira, Monte Gordo, Lagos, Loulé, Quarteira, Lisboa e Faro), bem como alguns de fora da região. «Desta vez, é um pouco mais do que os suspeitos do costume: temos desde gente que nunca expôs, até aos famosos», como Pedro Cabrita Reis, Rui Sanches ou Xana.

Além disso, desta vez, além dos associados da 289, o convite foi estendido ao LAC – Laboratório de Actividades Criativas, o outro coletivo algarvio que, em Lagos, se dedica também à arte contemporânea.

«A ideia é juntar a comunidade toda e voltar a mostrar o nosso trabalho, voltar à vida que ficou em suspenso durante estes tempos mais recentes», acrescentou Tiago Batista.

 

Tiago Batista e Fernando Amaro

Ana Rostrom, outra das artistas plásticas que participam na mostra, é também a responsável pela sua organização. «A exposição começou a ser preparada ainda em finais de Abril. Tivemos muitas conferências através do Zoom para falarmos e prepararmos tudo».

A montagem, nas salas do palacete que serve de sede à Associação 289, com as paredes corroídas pela humidade e pelo salitre, começou no dia 11 de Junho. «Deste grupo que aqui está, toda a gente parou a sua vida para vir para aqui tratar da montagem, durante três dias. Isto sai-nos do pêlo…», disse Tiago Batista.

A Associação 289 é um coletivo de arte contemporânea, criado há três anos em Faro. O sustentáculo económico do projeto é garantido pela renda que alguns artistas pagam pela utilização dos ateliês, situados no piso superior do palacete das Pontes de Marchil. Para as exposições, têm também contado com o apoio da Câmara Municipal de Faro e com alguns patrocínios privados, «residuais».

Fernando Amaro, outro dos dirigentes da 289, também artista, explica que tem sido o apoio da Câmara de Faro que tem permitido trazer à capital algarvia «projetos de fora da região». Esse apoio traduziu-se também na edição do catálogo da grande exposição inaugural e deverá repetir-se agora com este «Regresso ao Futuro».

«Faro, se quer candidatar-se a Capital Europeia da Cultura em 2027 – que é já daqui a pouco – terá de potenciar tudo o que seja ação cultural. Este é o único centro de arte contemporânea na região. Tanto trazemos cá artistas consagrados de fora, como destinamos uma sala, o Project Room, para que jovens artistas, alunos de Artes Visuais da Universidade do Algarve, aqui apresentem o seu trabalho, muitas vezes pela primeira vez. Isso é muito importante para poderem começar a construir um currículo», acrescentou Fernando Amaro.

 

Este sábado, dia 13, o solar das Pontes de Marchil estará aberto durante seis horas, entre as 14h00 e as 20h00, «com uma série de orientações para os visitantes da exposição, apelando também ao sentido cívico da comunidade. Assim, o uso de máscara e higienização das mãos serão obrigatórios, havendo gel desinfetante para as mãos à entrada do espaço».

Mas o espaço será restrito, pelo que, de cada vez, só poderão estar 10 pessoas no interior e 20 no exterior. Por isso, a presença na inauguração tem de ser confirmada através de email, para o endereço [email protected] com a hora desejada da sua presença. A 289 responderá a essa mensagem com «a confirmação ou sugestão de outra hora, em virtude do limite de pessoas em permanência não poder ser superior a 30».

As horas disponíveis são: 14h00 – 14h45 | 14h45 – 15h30 | 15h30 – 16h15 | 16h15 – 17h00 | 17h00 – 17h45 | 17h45 – 18h30 | 18h30 – 19h15 | 19h15 – 20h00.

Depois desta inauguração, em que, como é costume, haverá mais gente, a exposição poderá ser visitada sem necessidade de marcação (mas usando máscara) até 26 de Julho, de sexta-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.

 

Artistas presentes:

A. Pedro Correia

Ana André

Ana Rostron

André Sancho

Andreia Rafael

Angelo Gonçalves

BASAP

Bertílio Martins

Black Mendes

Bruno Grilo

Christine Henry

Corpo Atelier

Dina Palma Dias

Edgar Massul

Fernando Amaro

Fernando Brazão

GAT.UNO

Gustavo Jesus

Hélder de Sousa

Isabel Baraona

Joana R. Sá

João Ferreira

João Timóteo

Jorge Mestre Simão

Jorge Pereira

José Jesus

Leandro Marcos

Luiza Schaefer

Mafalda Santos

Manuel Baptista

Margarida Soares

Maria José Oliveira

Marta Pedroso

Miguel Cheta

Miguel Neto

Milita Doré

Patrícia Garrido

Patrícia Serrão

Paulo Serra

Pedro Cabral Santo

Pedro Cabrita Reis

Raymond Dumas

Régis Vincent

Rodrigo Rosa

RoMP

Rúben Gonçalves

Rui Sanches

Ruy Otero

Susana de Medeiros

Susana Gaudêncio

Tânia Simões

Teresa Segurado Pavão

Tiago Batista

Vasco Marum Nascimento

Vasco Vidigal

Vilma Correia

Xana

Fotos: Bárbara Caetano | Sul Informação

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub