Algarvio Mário Centeno já não é ministro das Finanças, João Leão assume a pasta

A tomada de posse de João Leão será a 15 de Junho, às 10h00

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

O algarvio Mário Centeno já não é ministro das Finanças. João Leão, antigo secretário de Estado do Orçamento, substitui-o no cargo. 

Esta mudança já foi oficializada pelo Presidente da República. Em comunicado, Marcelo Rebelo de Sousa diz que «recebeu do primeiro-ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do professor João Leão».

O Presidente da República aceitou as propostas. A saída de Mário Centeno do Governo já era falada há algumas semanas, na sequência da polémica com o primeiro-ministro, devido à forma como foi feita a injeção de 850 milhões de euros no Novo Banco.

Mais recentemente, a nomeação de António Costa e Silva, um gestor chamado por António Costa para apoiar o Governo na recuperação da economia devido à Covid-19, também não terá caído bem junto de Centeno.

O algarvio tem sido apontado como futuro governador do Banco de Portugal, uma vez que o mandato de Carlos Costa termina em Julho.

 

João Leão, o novo ministro das Finanças

 

Centeno também deixará de ser o líder do Eurogrupo, que junta os ministros das Finanças da zona Euro, cargo que ocupava desde 2017.

Além de Mário Centeno, Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, confirmou à RTP3 que também vai abandonar o Governo.

A tomada de posse de João Leão como ministro das Finanças será na próxima segunda-feira, 15 de Junho, às 10h00.

Professor de Economia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa desde 2008, João Leão, que tem 46 anos, foi secretário de Estado do Orçamento entre 2015 e 2019, trabalhando no mesmo Ministério de Mário Centeno.

O novo ministro é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA.

Foi membro do Conselho Económico e Social entre 2010 e 2014 e do Conselho Superior de Estatística entre 2010 e 2014. Integrou a delegação portuguesa no Comité de Política Económica da OCDE em 2010 e 2012 e integrou grupos de trabalho no âmbito da OCDE.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub