Albufeira assinala Dia do Pescador com entrega de obra de arte

Obra é da autoria do escultor Joaquim Pargana

Albufeira assinalou, na passada segunda-feira, 1 de Junho, o Dia Nacional do Pescador com a oferta de uma obra de arte, da autoria do escultor Joaquim Pargana, à Associação de Profissionais de Pesca desta cidade. 

José Carlos Rolo, presidente da Câmara, deslocou-se à sede da APPA – Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira, onde assinalou a data de maneira simbólica, através da oferta de um barco em pedra da autoria do escultor Joaquim Pargana.

O autarca aproveitou para visitar o espaço multiusos que foi inaugurado há um ano e que está agora devidamente apetrechado, tendo já recebido várias ações de formação.

O momento contou com a presença dos membros dos seus órgãos, nomeadamente o presidente da direção da APPA Miguel Reis.

Esta associação, de resto, está a desenvolver uma campanha de entrega de máscaras personalizadas e reutilizáveis, junto dos seus associados, tendo a mesma sido iniciada neste dia.

Este ano não foi possível realizar os habituais festejos do Dia Nacional do Pescador que reúnem habitualmente a comunidade piscatória e familiares, neste espaço, num convívio sempre animado.

O presidente mostrou disponibilidade em continuar a estreitar laços com a APPA, associação que representa o setor e que celebra com a autarquia um protocolo anual de colaboração.

«Temos aqui um espaço muito agradável que valoriza a história da comunidade local e que está em crescimento quanto ao seu espólio, que é uma riqueza do ponto de vista cultural. É uma classe profissional de grande importância para Albufeira, não só por serem agentes diretos no que diz respeito à qualidade da nossa gastronomia, como também pela história deste Município, que desde há muito se dedica à pesca. Ainda somos um concelho cuja economia assenta nas pescas e no turismo», disse o autarca.

A par dos objetos, há também um acervo já notável de fotografias. Este espaço polivalente, cuja inauguração coincidiu com a data das comemorações do Dia Nacional do Pescador, está também dotado de equipamento informático com projetor e ecrã, onde é possível exibir filmes e fotografias alusivos ao tema.

Está aberto a visitas guiadas e acolhe reuniões, bem como formação para os seus associados.

 



Comentários

pub