Albufeira apoia 12 clubes desportivos com 415 mil euros

Houve um aumento de 30% na valorização dos critérios de avaliação definidos

12 clubes de Albufeira assinaram esta quarta-feira contratos-programa de desenvolvimento desportivo com a Câmara albufeirense, num valor global de cerca de 415 mil euros, um valor que já inclui uma majoração de 30%, motivada pela Covid-19.

A medida, que se enquadra no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo no concelho, «tem por objetivo apoiar o trabalho dos clubes na promoção do desporto, quer ao nível da formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, quer da vertente competitiva», segundo a Câmara de Albufeira.

No total foram distribuídos pelas 12 coletividades 415 mil euros, o que «se traduz num incremento de 30% na valorização dos critérios de avaliação definidos».

Na sessão de assinatura dos contratos, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, sublinhou a necessidade de a autarquia reforçar o apoio ao movimento associativo no decurso deste ano, uma vez que grande parte das fontes de receita, nomeadamente mensalidades, patrocínios e eventos, sofreu uma quebra significativa devido à pandemia.

«É fundamental que nesta fase a autarquia assegure a sustentabilidade destes projetos que em muito contribuem para que Albufeira seja uma referência ao nível da prática desportiva», disse o edil de Albufeira, que apelou a que «as entidades que ainda não entregaram a documentação o façam em tempo útil, de maneira a podermos disponibilizar este apoio o mais rapidamente possível».

Além destes apoios diretos, a autarquia «reforçou a verba disponibilizada para a contratação de transporte nos casos em que a frota municipal não esteja disponível, atingindo esta rubrica um total de 61 mil euros».

No total, os 12 clubes apoiados «desenvolvem no seu conjunto mais de 25 diferentes modalidades, abrangendo cerca de 3 mil atletas, orientados por 180 formadores e envolvendo na comunidade mais de 2 mil associados», segundo a Câmara.

Ao nível de modalidades, «salienta-se o basquetebol, ginástica rítmica, ginástica acrobática, karaté, futebol, futsal, futevolei, jiu-jitsu, muay thai, cicloturismo, ciclismo, squash, judo, danças de salão, pesca, esgrima, hiphop, ballet, boxe, voleibol, artes marciais, defesa pessoal, danças, natação e patinagem artística».

As coletividades apoiadas são: Belavista Desportivo Clube (3.558 euros), Clube de Artes Marciais de Albufeira (9.946 euros), Clube de Basquete de Albufeira (28.946 euros), Clube Desportivo Areias de São João (51.812 euros), Clube de Patinagem de Albufeira (6.615 euros), Futebol Clube de Ferreiras (96.367 euros), Guia Futebol Clube (44.689 euros), Imortal Basket Clube (64.304 euros), Imortal Desportivo Clube (46.523 euros), Karaté Clube de Albufeira (7.693 euros), LUEL- Arte em Movimento (8.060 euros) e Padernense Clube (10.878 euros).

Os critério de atribuição destes apoios são «o número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 

 



Comentários

pub