Albufeira ajuda associações sociais e culturais com 318 mil euros

«Albufeira pode honrar-se do associativismo que possui»

A Câmara de Albufeira assinou, na passada sexta-feira, dia 19 de Junho, 11 contratos, num valor total de cerca de 318 mil euros, com instituições e associações culturais e sociais. 

Este momento contou com as presença de José Carlos Rolo, presidente da Câmara, e Ana Pífaro, vice-presidente.

O edil disse não ter dúvidas de que «sem as instituições de caráter solidário, seria muito difícil ao Município dar uma resposta cabal a todo o acréscimo de necessidades que a atual pandemia gerou em Albufeira».

José Carlos Rolo salientou que «estes protocolos são realizados com um grande agradecimento por tudo quanto têm feito por quem mais necessita. Em concreto, estes protocolos visam cerca de 420 famílias», explicou.

As instituições de objeto social que se encontram, nesta fase de pandemia, a entregar cabazes mensais a indivíduos e famílias carenciadas e que por isso foram alvo deste protocolo de apoio, são: Fundação António Silva Leal (21 mil euros), Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Silves-Albufeira (21 mil euros), Santa Casa da Misericórdia (31.500 euros), Centro Paroquial de Paderne (4200 euros) e AHSA – Associação Humanitária de Solidariedade de Albufeira (8.400 euros).

No total, este apoio ascende a 86.100 euros e foram cedidos de acordo com o número de pessoas que recebem assistência, alimentar e de cuidados de saúde.

Quanto às associações culturais,«são fundamentais nesta altura, em que a desolação é muita, não só por parte dos artistas, como também daqueles a quem as atividades culturais fazem falta, pois é também um alimento e confere alento», diz José Carlos Rolo.

 

 

«O mesmo pode-se dizer das associações que lidam com os mais novos e os ensinam, seja com matérias práticas, seja a música, porque temos que manter a esperança e continuar a pensar no futuro», acrescentou.

No sentido de prosseguirem as suas atividades de índole cultural, também seis associações assinaram protocolos com a Autarquia, cujo montante ascendeu a 232.052 €.

A saber: Associação da Biblioteca-Museu do Jornal Avezinha, para manutenção do seu espólio museológico e continuação da abertura ao público da Biblioteca e Museu (9.600 €), da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, que contando com 160 anos de existência tem uma escola de música com professores contratados (40 mil euros), a Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira, para manutenção do seu património religioso, alvo de grande interesse turístico e cultural, nomeadamente a Igreja Matriz, o Museu de Arte Sacra e a Igreja de Sant’Ana (162.975 euros), a Associação da Orquestra de Jazz do Algarve, para a realização de três espetáculos ou workshops em Albufeira (10 mil euros), a AANGA – Associação de Angolanos e Amigos de Angola, para a continuidade das suas atividades (7 mil euros) e a PrimeSkills, que por ano dá formação a cerca de mil jovens de Albufeira, na áreas de “Falar em público”, “Currículo e Entrevista”, “Comunicação não verbal e assertividade”, entre outros (12.477 euros).

José Carlos Rolo mostrou-se satisfeito com a assinatura destes protocolos, «pois são sempre sinais de vida, de movimento e destaque».

«Albufeira pode honrar-se do associativismo que possui», concluiu.



Comentários

pub