22 migrantes ficam em Centros de Instalação Temporária como medida de coação

Testes à Covid-19 deram todos negativo

Foto de arquivo

Os 22 migrantes, oriundos do Norte África e que, na passada segunda-feira, 15 de Junho, desembarcaram na praia de Vale do Lobo, ficaram em Centros de Instalação Temporária (CIT) como medida de coação. 

Os homens foram ontem, dia 16, presentes ao Tribunal Judicial de Loulé, tendo-lhes, então, sido aplicada como «medida de coação a instalação em Centro de Instalação Temporária (CIT) para afastamento de território nacional no âmbito de processo de expulsão por entrada e permanência irregular em território nacional», explica o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em comunicado.

Os migrantes foram transportados, ainda na noite de ontem, para o CIT na Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, para o Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT) do Aeroporto do Porto e para o EECIT do Aeroporto de Faro.

Este grupo esteve à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, «que desenvolveu os procedimentos necessários para apurar as suas identidades, uma vez que chegaram indocumentados».

Na passada segunda-feira, ao final do dia e ainda antes de serem presentes a tribunal, foram transferidos para postos da Guarda Nacional Republicana e esquadras da Polícia de Segurança Pública do distrito de Faro, onde pernoitaram.

«Aos cidadãos foram sempre garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação e assistência médica», garante o SEF.

Ainda no dia em que chegaram, os migrantes fizeram testes à Covid-19 e todos «deram negativo».

Nos últimos meses, esta foi a quarta tentativa de desembarque de migrantes do Norte de África intercetado na costa algarvia. No passado dia 6, outro barco com 6 migrantes, que também alegaram ser marroquinos, tinha sido intercetado já dentro da Ria Formosa.

A 29 de Janeiro, o mesmo tinha acontecido, com uma embarcação com 11 migrantes, vindos de El Jadida, cidade costeira marroquina, que foram apanhados frente à barra da Armona.

O primeiro grupo de migrantes marroquinos tinha chegado ao Algarve no dia 11 de Dezembro, quando 8 jovens que também diziam vir de El Jadida (a antiga Mazagão portuguesa) desembarcaram na praia de Monte Gordo, onde foram intercetados pelas autoridades.

 



Comentários

pub