10 projetos com «relevância» no combate à Covid-19 vão ter apoio do Algarve 2020

Há mais «algumas dezenas de candidaturas em apreciação»

O CRESC Algarve 2020 aprovou as primeiras candidaturas para 10 projetos que têm «relevância no combate à Covid-19». 

A decisão da Comissão Diretiva do CRESC Algarve 2020 «permite fazer chegar o apoio europeu a empresas que apostaram em investimentos novos ou melhorados, de serviços, métodos de fabrico, logística ou de distribuição», diz a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

«Os projetos são protagonizados por empresas de pequena dimensão que identificaram oportunidades proporcionadas pela pandemia e criaram, reconverteram ou adaptaram os seus serviços para a produção e comercialização de máscaras, viseiras, publicidade ou mesmo na certificação de produtos», acrescenta.

O montante total de fundos da União Europeia atribuídos aos projetos aprovados é de 2 milhões e a sua plena concretização permitirá um investimento total superior a 3 milhões no Algarve e a criação ou manutenção de várias dezenas de postos de trabalho.

Com uma unidade fabril prevista para São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, o projeto luso-italiano “Ambition & Honesty – Equipamentos Médicos” está vocacionado para a rotulagem e esterilização de dispositivos médicos e outros artigos e equipamentos hospitalares.

Também faz «distribuição por grosso e a retalho de preparações e artigos farmacêuticos, de importação e exportação, fabrico, montagem, acondicionamento, execução, renovação, remodelação instrumentos e dispositivos médicos, médico-cirúrgicos e outros artigos e equipamentos hospitalares, importação e exportação, fabrico e distribuição por grosso e a retalho de artigos de higiene pessoal e cosméticos, fabrico e distribuição por grosso e a retalho de artigos têxteis e vestuário».

Quanto à empresa “Muse´s & Soul” tinha em curso, antes da pandemia, um negócio de criação de uma linha de produção em Albufeira, que se destinava à fabricação de têxteis personalizados.

No entanto, a beneficiária resolveu interromper o projeto da instalação dessa unidade, para o reconverter numa linha de montagem de mascaras cirúrgicas. O projeto contempla obras de remodelação, aquisição de máquina automática de máscaras, sistema embalamento individual, túnel esterilização, equipamento informático e certificação do produto.

Quanto ao projeto da “Growing Particle”, está dirigido para a produção de um gel alcoólico a 70% para desinfeção das mãos, um bactericida não corrosivo para aplicação em superfícies em contacto com os alimentos e um higienizante de superfícies, com álcool e bactericida, sem cloro, para aplicação em vários espaços e superfícies.

Os outros projetos aprovados são das empresas LabPrint, World Wide Design, Pink Pigments, DOP – Digital Offset Print, Opção Relâmpago Publicidade, ZENonline e Janela das Ideias, os quais estão centrados na aquisição de equipamentos ou reforço da capacidade produtiva para a produção de máscaras, viseiras, barreiras/divisórias em PVC ou acrílico, publicidade e diversos suportes destinados a estabelecimentos comerciais.

O programa operacional CRESC Algarve 2020 lançou três avisos destinados a apoiar projetos em todas as áreas de atividade associadas à Covid-19, para os quais reservou um montante indicativo de 12 milhões de euros, de forma a dar resposta às necessidades imediatas e a médio prazo de empresas e instituições do Algarve.

Há mais «algumas dezenas de candidaturas em apreciação, devendo ser conhecidas mais aprovações até ao final desta semana», conclui a CCDR.



Comentários

pub