Verão algarvio não vai ter Festival da Sardinha, Feira da Serra e… segunda-feira há mais decisões

AMAL vai tomar posição conjunta sobre eventos de Verão

O Festival da Sardinha de Portimão e a Feira da Serra de São Brás de Alportel não se vão realizar este ano, tal como a grande parte – ou mesmo a totalidade – dos eventos de Verão no Algarve. No entanto, a decisão em relação a eventos como o Festival do Marisco, de Olhão, ou a Fatacil, em Lagoa, só será oficializada na próxima segunda-feira, 11 de Maio, depois de uma reunião da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, de onde sairá uma posição conjunta dos autarcas.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, contactada pelo Sul Informação, disse que a decisão do Conselho de Ministros desta quinta-feira, que proíbe a realização de festivais até 30 de Setembro, «não deixa dúvidas e abrange este tipo de eventos. Abrange tudo». Por isso, o Festival da Sardinha será cancelado.

No concelho, para este Verão, estavam também agendados dois festivais de música: o Afro Nation e o Rolling Loud, «que foram já adiados para o ano».

Feira da Serra

Em São Brás de Alportel, também é certo que não haverá Feira da Serra. Vítor Guerreiro, em declarações ao nosso jornal, assumiu que, em 2020, não se realizará este evento.

«Vai ser uma tristeza para muita gente e para a própria economia do concelho. O atual estado de pandemia acaba por ter várias consequências até a nível psicológico, porque este é um evento que envolve toda a comunidade. No entanto, o mais importante é salvaguardar a segurança e a saúde das pessoas».

A Fatacil, em Lagoa, um dos maiores eventos do Algarve em Agosto, não deverá “escapar” ao cancelamento, mas Luís Encarnação, contactado pelo Sul Informação, remete para a próxima segunda-feira uma oficialização conjunta com os restantes municípios do Algarve.

Lagoa, aliás, já cancelou vários eventos, entre eles a Noite Black & White de Carvoeiro, que estava marcada para 20 de Junho, devido à pandemia.

No vizinho concelho de Silves, a Feira Medieval que, ano após ano, leva milhares de pessoas às ruas do centro histórico só deve regressar em 2021, mas essa é uma decisão que só vai ser discutida na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira, segundo deu conta ao nosso jornal a autarca Rosa Palma.

Em Monchique, a Feira do Presunto que, habitualmente decorre em Julho, também está em risco, assim como os Dias Medievais de Castro Marim, que decorrem em Agosto.

António Miguel Pina, presidente da AMAL e da Câmara de Olhão, admitiu ao Sul Informação que «há eventos que já se sabe que serão cancelados, mas sobre outros ainda não há nada decidido. Para a semana, depois da reunião da AMAL, tomaremos uma posição conjunta».

Questionado sobre a realização do Festival do Marisco, o autarca foi lacónico: «para a semana».

Segundo apurou o Sul Informação, o tema do cancelamento dos eventos esteve em cima da mesa na reunião da AMAL, esta sexta-feira. No entanto, devido à extensa lista de assuntos em discussão, como a questão da reabertura das praias, a reunião foi suspensa e vai continuar na segunda-feira.

Depois da reunião do Conselho de Ministros, esta quinta-feira, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, adiantou ao nosso jornal, em primeira mão, que o Festival F não se vai realizar nos mesmos moldes e que eventos como o Alameda Beer Fest ou o Baixa Street Fest vão ser cancelados.

Em Loulé, o Festival MED, que se ia realizar nos dias 25, 26, 27 e 28 de Junho, em Loulé, também já foi “vítima” da pandemia.

Para a semana, vão conhecer-se que outros eventos e festivais engrossam esta lista.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub