Universidade de Singapura antevê «fim teórico» da pandemia em Dezembro

Estudo conhecido hoje

Um modelo matemático realizado por uma Universidade de Singapura com base «na tendência atual» de casos de Covid-19 antevê o «fim teórico» da atual pandemia a nível mundial para 14 de Dezembro.

Apesar de referenciar o mês de Dezembro como a meta temporal para o eventual fim da atual crise, o modelo matemático desenvolvido pela Singapore University of Technology and Design, hoje citado pelas agências internacionais, prevê que cerca de 99% dos casos de infeção pelo novo coronavírus possam já ser registados a nível global no próximo mês de Junho, mais concretamente em 21 de Junho.

A par da evolução mundial, o modelo traça igualmente os possíveis cenários para vários países, como é o caso de Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México.

Apesar da divulgação destes dados, a instituição realçou que se trata de um modelo de previsões que deve ser observado com «prudência», frisando ainda que qualquer «excesso de otimismo com base em algumas datas finais expectáveis é perigoso, porque pode relaxar a disciplina e os controlos», o que pode mudar o curso do vírus e da infeção.

No caso de Espanha – país que regista desde o início da crise 25.613 mortos e mais de 219 mil casos de infeção – o modelo matemático da Singapore University of Technology and Design analisou os dados disponíveis até 2 de Maio e antevê que 97% dos casos de covid-19 poderão ser verificados no país até 7 de Maio e 99% até 22 de Maio.

Com base em tal projeção, as previsões da instituição apontam o «fim teórico» da pandemia em Espanha para 9 de Setembro, segundo mencionou a agência de notícias espanhola EFE que cita o estudo.

Sempre «com base na atual tendência dos casos», o modelo matemático desta universidade de Singapura aponta o fim da pandemia em Itália e no Reino Unido, outros dois países fortemente atingidos pelo novo coronavírus, para 10 e 8 de Setembro, respetivamente.

Segundo estas previsões, este «fim teórico» chegará um mês antes a França e Alemanha, a 8 e a 14 de Agosto, respetivamente.

Já fora da Europa, o modelo matemático desenvolvido pela Singapore University of Technology and Design antevê que os Estados Unidos – atualmente o país com mais mortos (68.934) e mais casos de infeção confirmados (quase 1,2 milhões) – terão de esperar até 1 de Outubro para declarar o fim da pandemia.

As mesmas projeções estimam ainda que o Brasil terá de aguardar até 21 de Outubro para declarar um possível fim da crise da Covid-19, enquanto o México poderá fazer isso antes, em meados de Setembro.

Segundo explicou a Singapore University of Technology and Design, este modelo matemático aplicado à epidemiologia, o modelo SIR (suscetíveis – infetados – recuperados), é realizado a partir de dados atualizados diariamente de diferentes países, de forma a estimar as curvas do ciclo epidemiológico e as datas teóricas de término.

Como as previsões são atualizadas de forma contínua com os dados mais recentes, a universidade admitiu ser «expectável» que estas mesmas previsões sejam modificadas como resultado das alterações nos cenários a longo prazo.

Também advertiu que o modelo e os dados acabam por ser imprecisos face às realidades complexas, mutáveis e heterogéneas dos diferentes países e, nesse sentido, as previsões devem ser encaradas com «prudência».

Comentários

pub