Trabalhar com crianças em casa – Parte 2

Dicas de uma “Mãe que trabalha a partir de casa com duas crianças pequenas que exigem muita atenção”

Uma simpática mensagem de Elisabete Rodrigues, diretora deste jornal, foi o suficiente para me aperceber o que já sabia: eu, que primo pela organização, pelo foco e disciplina, procrastinei a minha colaboração regular – que tanto gosto me dá – com o Sul Informação.

Procurei procurar as causas internas que me levaram a esse ato (sim, porque, para perceber o porquê de procrastinarmos, temos primeiro de olhar para dentro de nós, pois o nosso comportamento exterior é sempre reflexo do nosso interior) e percebi o porquê…

Trabalhar com crianças em casa é muito difícil e escrever sobre isso obriga-me a refletir e a sentir essa dificuldade a um nível ainda mais profundo.

É difícil cumprir prazos de trabalho e, ao mesmo tempo, cumprir os horários das refeições; é difícil escrever, fazer revisão de textos e, simultaneamente, sentar-me ao lado da minha filha mais velha para que possa realizar os seus exercícios de matemática; é difícil deitar as crianças a horas, quando sabemos que aqueles momentos a seguir ao jantar são preciosos para a preparação do dia seguinte.

E quando damos por nós, a procrastinação assume as rédeas da nossa vida; leva-nos a adiar o que exige mais de nós e que necessita de ser feito. Leva-nos a adiar pequenas e grandes coisas. Algumas, com um grande impacto nas nossas vidas. Falo por mim e no exercício físico diário que teimo em adiar…

Nem de propósito, ontem, na masterclass do meu programa online Escrita em Ação (no qual estou a acompanhar um grupo de mais de quarenta pessoas inspiradoras que desejam escrever mais e melhor e preparar-se para, um dia, publicar um livro), a palestrante convidada, Patrícia Rosa, coach de alta produtividade, a quem tenho o privilégio de chamar amiga, falava sobre procrastinação, ou melhor sobre como combatê-la e entrar em ação.

Na masterclass, bastante enriquecedora para todos os presentes, foram muitas as dicas práticas partilhadas. Deixo aqui apenas algumas. Quem tiver sérios problemas com procrastinação e necessitar de entrar em “modo alta performance”, recomendo mesmo que fale com Patrícia Rosa.

 




 

“Como combater a procrastinação e entrar em ação”

Dica N.º 1 – Olhar para dentro e perceber o porquê de estar a procrastinar;

Dica N.º 2 – Assumir compromissos públicos: quando dizemos ao “mundo” que temos algo para fazer até uma determinada data, esse é grande “empurrão” que nos faz entrar em ação.

Dica N.º 3 – Esqueça o conceito de multitarefas. Segundo Patrícia Rosa, é “contraproducente” em termos de produtividade. Faça uma tarefa de cada vez, de preferência em pequenos blocos de tempo de 25 minutos cada, intercalada com momentos de pausa (5 minutos). Se tiver muitas tarefas para desempenhar ao longo do dia, agrupe as tarefas iguais e não alterne entre tarefas. Por exemplo, se necessita de fazer várias chamadas, realize-as todas no mesmo intervalo de tempo.

Dica N.º 4 – Se a sua mente costuma interrompê-lo(a) com preocupações, anote-as num papel, no instante que surgem ao seu pensamento e defina uma hora do dia como a “hora das preocupações”. O seu cérebro ficará bem mais relaxado sabendo que terá um momento dedicado a resolver os seus “problemas”.

Dica N.º 5 – Aprenda a dizer “não”. Proteja o seu espaço interior e o seu espaço exterior, desligando-se do que o(a) pode interromper (notificações do telemóvel, redes sociais,) e retirar o seu foco daquilo que necessita mesmo de ser realizado. Se está a trabalhar a partir de casa, informe a sua família que durante aquele período de tempo não pode ser interrompido(a). Sei bem que com crianças em casa isto pode ser bastante desafiante, mas é muito importante conseguirmos sensibilizar a nossa família para a importância do que estamos a fazer.

Dica N.º 6 – Não faz mal procrastinar aquilo que nada nos acrescenta. Temos de aprender a manter o foco naquilo que vai de encontro aos nossos objetivos, verdadeiramente relevante e que nos faz ir mais longe.

Dica N.º 7 – Por fim, introduza a “recompensa” na equação. Sempre que atingir determinado objetivo, mime-se com algo que lhe dá prazer. Lembre-se que há libertação de dopamina quando somos recompensados. O seu cérebro vai adorar e começar a associar a ação à recompensa.

Estas são apenas algumas dicas práticas. Mais uma vez, aconselho a falar com a especialista, caso deseje aprofundar estes assuntos.

E agora que já falámos de “coisas de crescidos”, é hora de pensarmos nas nossas crianças e nos nossos momentos com elas. Porque hoje em dia, neste cenário de “todos em casa”, é importante planear o nosso dia a dia. Os momentos em família são dos mais importantes para conseguirmos manter o equilíbrio e bem-estar de todos.

 

 




 

3 ATIVIDADES PARA FUGIR AOS ecrãs

1. Fazer um piquenique em casa
Um piquenique não tem de ser complicado. Podemos fazê-lo na sala ou numa varanda.
Uma toalha no chão, uns snacks simples (água, chá ou sumo, sanduíches, umas bolachinhas ou um bolo caseiro) e o melhor, não há formigas a incomodar….

2. Corrida de aviões de papel
O origami constitui uma oportunidade para desenvolver a concentração e a motricidade. Muitas poderão ser as figuras que possamos criar em origami.
Sugiro que construam aviões de papel, podendo usar papel de jornal ou revista ou papéis coloridos.
Depois dos aviões construídos, poderão determinar uma meta e fazer corridas de aviões.

3. Acampar em casa
De um modo geral, acampar carrega em si uma magia e um encanto que fascina as crianças. Quando não podemos acampar no exterior, podemos fazê-lo em casa.
Poderemos usar ou não uma tenda ou, em alternativa, construir uma cabana com lençóis; poderemos dormir num saco-cama ou dormir com os edredões.
Para fugir à rotina, e tornar uma noite ou uma tarde divertida, acampar em casa é uma atividade que, com certeza, criará memórias em toda a família.

 




 

SUGESTÃO LITERÁRIA PARA SI
A Única Coisa, de Jay Papasan e Gary Keller

Prescrição Literária: este é o livro que precisa de ter em casa para ler ou reler sempre que sinta necessidade de entrar mais em ação.

A Única Coisa defende um conceito simples: devemos concentrar-nos no que é mais importante na nossa vida pessoal e no trabalho. E, ao focar a sua energia numa Única Coisa de cada vez, os resultados acabam por aparecer.

Mais do que uma “fórmula” para viver melhor, os autores deste livro dão-lhe o “segredo” para viver de forma mais saudável e atingir os resultados que sempre ambicionou. Este livro, muito ilustrado, partilha os passos para viver com um propósito, prioridades e produtividade e, assim, conseguir alcançar resultados extraordinários.

Para a semana, regressarei MESMO com mais dicas para que, estando em casa, esteja o melhor possível, consigo e com a sua família.

Até lá. Fique bem. Fique seguro(a).

 

Nota:
As “Atividades para fugir aos ecrãs” são sugeridas por Liliana Marques, a MãEducadora, mãe de uma menina de 4 anos e educadora de infância no ativo há 15 anos.

Poderá saber mais sobre o trabalho de Patrícia Rosa clicando aqui.

 

 




Comentários

pub