Sindicato acusa hotéis de sheik de dever salários de Março e de despedimentos

Não são apenas os salários de Abril que estão por pagar, assegura o sindicato

Tiago Jacinto do Sindicato da Indústria de Hotelaria – Foto: Rodrigo Damasceno

Há trabalhadores ainda à espera de receber o salário de Março e nenhum dos cerca de 500 funcionários das unidades que o Grupo JJW Hotels & Resorts detém no Algarve recebeu em Abril. A isto, juntam-se despedimentos de trabalhadores com vínculos precário, mas que trabalham há anos para o grupo, acusa o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurante e Similares do Algarve, que vai promover uma concentração amanhã, dia 22, às 11h30, no empreendimento Pinheiros Altos, na Quinta do Lago.

Esta ação, marcada para o local onde está instalada a sede deste grupo hoteleiro em Portugal, visa «protestar e exigir o pagamento dos salários em atraso e o cumprimento dos direitos» dos trabalhadores.

Como o Sul Informação já tinha dado conta ontem, os funcionários dos diferentes empreendimentos que o multimilionário sheik Mohamed Bin Issa Al Jaber detém no Algarve não receberam, ainda, o salário de Abril.

Em causa estão cerca de 500 pessoas, que trabalham nos hotéis de cinco estrelas Penina, em Alvor, e Dona Filipa, em Vale do Lobo, bem como no Formosa Park, no Ancão, e nos campos de golfe San Lorenzo e Pinheiros Altos, na Quinta do Lago, em Almancil.

Hoje, o sindicato veio a público revelar que a situação é ainda mais grave. «Uma parte dos cerca de 500 trabalhadores do ainda não receberam o salário de Março e nenhum recebeu o salário de Abril. Há rendas de casa e empréstimos bancários por pagar e trabalhadores a passar fome».

«Além disso, vários trabalhadores com vínculos precários, mas a ocupar postos de trabalho permanentes, alguns há vários anos, estão a ser despedidos», acrescentam os sindicalistas.

As dificuldades vividas por alguns dos trabalhadores levaram a que «os refeitórios foram reabertos, para os trabalhadores poderem tomar uma refeição».

Em declarações ao Jornal de Negócios, fonte oficial do Grupo JJW Hotels & Resorts, admitiu que havia salário de Abril em atraso, mas que estes deveriam ser pagos «ainda esta semana».

Comentários

pub