Silves concluiu limpeza de linhas de água afetadas pelo incêndio de 2018

Na sequência do incêndio de 2018

A Câmara de Silves já concluiu os trabalhos de limpeza das linhas de água nas zonas afetadas pelo incêndio de 2018. As intervenções foram feitas na Ribeira do Falacho, Ribeira do Enxerim e Ribeira das Águas Belas, numa extensão total de cerca de 16 quilómetros.

A ação de limpeza custou 200 mil euros e foi financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente.

«Esta intervenção decorreu no interior do leito das linhas de água e margens, numa faixa de 10 metros, com vista a promover a remoção dos resíduos que se encontram a obstruir o fluxo regular das águas, tendo sido dada especial atenção às passagens hidráulicas, que foram totalmente desobstruídas», segundo a Câmara de Silves.

 

 

Entre os trabalhos realizados, a autarquia destaca o «destroçamento do material arbustivo e arbóreo queimado de menores dimensões com recurso a corta-mato no interior do leito da linha de água e margens e remoção dos resíduos que se encontram a obstruir o fluxo regular das águas» e a «desobstrução e regularização do leito da linha de água através da remoção de sedimentos, de vegetação arbórea e arbustiva viva, de resíduos vegetais, e de resíduos antrópicos nas áreas não afetadas pelo fogo».

«Promover a regularização da rede hidrográfica severamente afetada pelo incendio, por forma a restaurar o bom funcionamento da rede hidrológica, prevenir constrangimentos de escoamento e arrastamento anormal de solos na próxima época de chuvas e promover o restabelecimento do bom estado ecológico dos ecossistemas são os principais objetivos destas intervenções», concluiu a autarquia.

 



Comentários

pub