Sapadores Florestais de São Brás estão em trabalhos de prevenção de incêndios rurais

Também estão a ser feitas ações de sensibilização

A Equipa Municipal de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel está a fazer trabalhos de limpeza e manutenção de matos em zonas rurais e florestais. 

O objetivo, explica a Câmara de São Brás, é diminuir «a carga combustível junto de habitações e na rede viária florestal».

Estes são trabalhos integrados no Plano Operacional Municipal, aprovado a 16 de Abril, que nunca cessaram, apesar da pandemia da Covid-19.

«Estes serviços essenciais de proteção civil sempre se mantiveram ininterruptamente e estão a ser realizados com todas as condições de segurança e proteção pelos Sapadores Florestais Municipais», refere Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal.

A manutenção e gestão de combustível é ainda reforçada com ações de sensibilização junto da população em geral, que é alertada para a importância da limpeza de matas e da redução de comportamentos de risco no espaço florestal, fatores essenciais de forma a evitar problemas com os incêndios florestais durante o período crítico.

Durante as ações de sensibilização, a população é ainda informada da decisão do Governo Português que, atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia, prolongou o prazo de limpeza de terrenos pelos particulares até ao dia 31 de Maio.

Para a realização de todos estes trabalhos previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta, a equipa de sapadores dispõe de um veículo todo o terreno equipado com todos os meios necessários, nomeadamente um tanque com capacidade para 400 litros de água ao qual se encontra associado um grupo motobomba e de material de silvicultura.

Os cinco elementos da equipa têm também à sua disposição equipamento de proteção individual e o apoio sempre que necessário dos serviços municipais de limpeza de bermas, manutenção de caminhos e transportes municipais.
Importa ainda referir que o planeamento e a coordenação destas ações de intervenção é assegurado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Os trabalhos decorrem ainda em estreita relação e colaboração com a Equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores da Serra do Caldeirão.

 



Comentários

pub