Quarteira vai contar pessoas que passam a pé e de bicicleta perto da ciclovia

A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática

Quarteira vai ter um sistema de contagem de pessoas e bicicletas, junto ao cruzamento da Avenida Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama (perto da ciclovia). Os trabalhos estão concluídos «esta semana».

O sistema, que também já existe em Vilamoura, «tem por objetivo a recolha de dados concretos acerca das formas como as pessoas que frequentam este espaço se deslocam, dos locais por onde passam com mais frequência e de como esses números variam ao longo do tempo», explica a Câmara de Loulé.

É que «um reforço da informação disponível sobre estes hábitos de mobilidade suave beneficiará a gestão e o planeamento do espaço urbano e permitirá a definição de políticas de sustentabilidade mais eficazes e adequadas ao território».

Os dados obtidos serão transpostos para uma plataforma agregadora que possibilitará a sua consulta, tratamento e monitorização.

Em paralelo, «pretende-se que esta informação possa ser disponibilizada aos utilizadores do espaço do Quarteira Lab, tanto através de painéis informativos digitais instalados para o efeito como através de uma aplicação móvel».

Esta é mais uma das iniciativas implementadas pela Câmara Municipal de Loulé, que «pretende fomentar a descarbonização da cidade de Quarteira através da instalação de soluções que permitam a informação, redução da utilização de veículos poluentes e consequentemente da emissão de gases com efeito de estufa, contribuindo para o aumento da qualidade do ar e para a criação de um espaço urbano mais sustentável».

A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Comentários

pub