PSD quer que obras nos cuidados intensivos de Portimão sejam reavaliadas

Deputados social-democratas questionam o timing da intervenção, tendo em conta que acontece me plena pandemia

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem que a decisão de realizar obras de manutenção na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Portimão seja reavaliada, tendo em conta a «incerteza» que ainda persiste quanto à evolução da pandemia de Covid-19.

Em causa o facto da obra obrigar ao fecho desta unidade «durante um período estimado de dois meses», quando a resposta de cuidados intensivos está a ser mais solicitada, nos dias que correm, devido à Covid-19.

A decisão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve ( CHUA) em avançar já com a obra  «obrigou, desde já, a que os únicos três pacientes Covid-19 da região internados nos cuidados intensivos e sujeitos a ventilação fossem deslocados para o Hospital de Faro. Segundo o que é público, a obra – orçada em 23000 euros – respeita a restauração do piso de um corredor da unidade», alegam Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos.

«Admitimos que as obras sejam necessárias, aliás, um dos aspetos mais negativos é o consistente défice de investimento nos hospitais do Algarve. Porém, não estamos seguros que esta opção esteja isenta de riscos e desejamos que seja reavaliada, no que diz respeito à oportunidade e duração», dizem os deputados social-democratas, que vão questionar a ministra da Saúde sobre o assunto, na Assembleia da República.

Questionada sobre esta intervenção, durante uma visita que fez ao Estádio Algarve, Jamila Madeira, secretária de Estado da Saúde, disse que, na visão do Governo, é desejável que as obras nas unidades de saúde «aconteçam sempre e tão prontamente quanto possível».

«Obras em hospitais são sempre penosas para profissionais e utentes, em qualquer condição, mas não devemos em nenhuma altura adiá-las em excesso, porque elas serão sempre motivos de constrangimentos», defendeu.

Segundo Jamila Madeira «esta é uma intervenção muito importante para impor uma qualidade de serviço e foi por isso que foi acionada».

Quanto ao timing da intervenção, a secretária de Estado diz que «o Conselho de Administração é que faz essa gestão, com o empreiteiro e com as entidades, e tendo em conta os procedimentos concursais. Mas não houve nenhuma instrução nem para parar, nem para avançar agora».

Esclarecimentos que não deverão satisfazer os deputados do principal partido da oposição, que prometem questionar a tutela sobre se entende oportuno o encerramento durante dois meses da Unidade de Cuidados Intensivos de Portimão», decisão que apelidam de «muito questionável».

Nesse sentido, os deputados do PSD Algarve, vão questionar o Ministério da Saúde sobre se  Apelam ainda os deputados, caso esta decisão se venha a manter, que a obra em causa seja realizada de modo rápido – trata-se de um mero arranjo de chão de um corredor -, pois não faz sentido que uma obra de tão pouca envergadura obrigue a tanto tempo de encerramento.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub