PSD exige ao Governo «programa robusto» para travar desemprego no Algarve

Desemprego mais do que duplicou, em Abril, em relação ao mesmo mês do ano passado

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem que o Governo apresente «com urgência» um «programa robusto para travar a explosão de desemprego na região».

Para os social-democratas, «não se pode perder mais tempo», já que consideram que os números do desemprego na região em Abril, ontem divulgados e que apontam para um crescimento deste indicador «em 123,9% em relação ao mesmo mês do ano passado», configuram «um impacto brutal no tecido económico e social da região».

«É preciso que a economia reabra com segurança, esse é o maior antídoto para impedir a tragédia das falências e do desemprego, e mesmo assim numa primeira fase não haverá procura. Temos de prevenir o dominó de falências», defendem Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos.

 




A solução, acreditam os parlamentares do PSD, passa por um programa específico para o Algarve, porque «as fronteiras estão fechadas, há muita desconfiança no consumo e incerteza no futuro e a base económica da região vai demorar mais tempo a recuperar».

«É isso que estamos a exigir ao Governo, já demos – e vamos continuar a dar – o nosso contributo com as medidas que publicamente apresentamos, as quais vão desde fundos comunitários, a regras de entrada em aeroportos, passando pelo alargamento do prazo do lay-off até mecanismos reforçados de capitalização», dizem os social-democratas.

Ainda no que ao lay-off diz respeito,q uela qu, o PSD afirma-se «muito preocupado» com o facto deste ter fim anunciado para 30 de Junho. É que, acredita este partido, «esta é a medida mais poderosa no sentido de preservar o emprego e deve ser renovada nos setores que tenham uma recuperação mais lenta e difícil».

Comentários

pub